Copom precisa baixar juros para o Brasil crescer

20/09/2023

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) juntamente com outras entidades do movimento sindical realizou, na manhã desta terça-feira (19/09), ato em frente a sede do Banco Central (BC), na cidade de São Paulo.

A manifestação, que se realizou no dia em que se deu início a reunião do Copom (Conselho de Política Monetária) que decide o valor da taxa básica de juro do país, chamada de Selic, que está em 13,25%, o que dificulta basicamente todo o mercado produtivo e a retomada do desenvolvimento do Brasil.

Josimar Andrade, diretor do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, representou a UGT no ato e ressaltou que é possível o presidente do BC reduzir a taxa de juros a um patamar de produtividade para o país para gerar emprego, melhorar a distribuição de renda.

Segundo Josimar existem exemplos em que em ocasiões anteriores, em que em uma reunião os juros baixaram de forma contundente e sem timidez de 12% para 7%, contribuindo muito para o desenvolvimento do país. “O movimento sindical vem aqui em cada reunião do Copom levantar suas bandeiras de luta por um país melhor, por geração de empregos de qualidade e com remuneração digna e qualificada. É isso que o país precisa!”, concluiu.