UGT lança campanha nacional Geração T

19/09/2023

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) lançou, nesta terça-feira (19/09), a campanha nacional Geração T, que tem o objetivo focar nas novas gerações de trabalhadores e trabalhadoras, abrindo um canal de diálogo com o movimento sindical.

“Temos como objetivo, com essa campanha, apoiar e mobilizar a nova geração de trabalhadores brasileiros por um novo modelo laboral e um novo ambiente para desenvolvimento do trabalho nas empresas”, explicou Ricardo Patah, presidente nacional da UGT.

Segundo Patah, o mundo do trabalho sofreu mudanças profundas e a organização da classe trabalhadora precisa acompanhar essas mudanças, sem deixar de lado tudo o que já foi conquistado ao longo de todos esses anos do movimento sindical brasileiro.

“Temos de um lado os (as) trabalhadores (as) formais que entram no mercado de trabalho, mas nem sabem que seu 13º salário ou suas férias, por exemplo, são frutos da luta Sindical, por outro lado temos o surgimento dos trabalhos home office e, além disso, vivemos num país com mais de 200 milhões de habitantes, ou seja, não existe emprego formal para todo mundo então precisamos atender as necessidades de quem trabalha por conta também”, disse Ricardo.

A campanha foi criada a partir de um estudo inédito que avaliou, entre 1,2 milhão de menções sobre as relações trabalhistas no país, a percepção sobre a situação do trabalho no Brasil no ambiente digital. A Geração Trabalhadora, Geração T, reúne trabalhadores de todas as idades, cor e raça que estejam hoje em quaisquer das formas de trabalho atuais, seja informal, formal, autônomo ou o chamado empreendedor.

“É neste contexto que estamos lançando essa campanha, pois buscamos tornar o sindicato mais relevante na discussão dos temas de direitos trabalhistas, pejotização, saúde do trabalhador ou saúde mental. A UGT quer buscar outro tipo de diálogo com os (as) trabalhadores (as) para mobilizar a classe para esses objetivos mais determinados, focados na qualidade do trabalho”, concluiu o líder ugetista.

Conheça a campanha Geração T em www.geracaot.com.br, acesse os dados do estudo e faça parte deste movimento usando #GeracaoT nas redes sociais!