02/06/2014
Na última terça-feira (27), São Paulo foi palco da 13ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudança Climática. O evento, que aconteceu no auditório da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas, buscou discutir um dos principais problemas das grandes cidades ao redor do mundo, que é o descarte e o reaproveitamento de todo o lixo que é produzido, além do aquecimento global.
A União Geral dos Trabalhadores (UGT) e o Sindicato dos Trabalhadores em Asseio e Conservação de São Paulo (SIEMACO-SP), participaram do evento na figura de Moacyr Pereira, respectivamente, secretário de Finanças e presidente das entidades.
O evento contou com a participação de 2500 inscritos e no centro das discussões estavam as questões das mudanças climáticas. O tema foi discutido por especialistas como Gilvan Sampaio de Oliveira, Doutor e Mestre em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais INPE , Júlio Tocalino Neto, Químico industrial, formado pela Faculdade Oswaldo Cruz, em São Paulo, Tasso Azevedo, consultor e empreendedor social nas áreas de florestas, sustentabilidade e mudanças climáticas, Mario Mantovani, que participou de projetos como a elaboração da Lei da Mata Atlântica (2006), a Lei das Águas (1997) e criou o Sistema Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente e Gerenciamento de Recursos Hídricos.
Também palestram no evento Nelson Bugalho, Promotor de Justiça do Meio Ambiente e Urbanismo/SP, Paulo Pompílio, Diretor de Relações Corporativas do Grupo Pão de Açúcar, desde dezembro de 2001, Eduardo Jorge, co-autor da legislação constitucional da área da seguridade social (previdência, assistência social e saúde), Caco de Paula, jornalista, criador do PLANETA SUSTENTÁVEL, multiplataforma de comunicação dedicada a disseminar conhecimento sobre sustentabilidade.
Além do SIEMACO-SP e da UGT, a Conferência recebe o apoio da Federação nacional dos Trabalhadores em Serviços, Asseio e Conservação, Limpeza Urbana, Ambiental e Áreas (Fenascon).
UGT - União Geral dos Trabalhadores