FOGUEIRA DIGITAL: AGORA É A VEZ DOS INDÍGENAS DO TOCANTINS FALAREM SOBRE SUAS DEMANDAS!

14/09/2023

Dando continuidade ao Projeto Fogueira Digital/2023, a União Geral dos Trabalhadores (UGT), em parceria com o Instituto Solidarity Center (AFL-CIO), realizará no dia 18 de setembro (segunda-feira), das 10:00 às 13:00 horas, em formato online, a Fogueira Digital do Tocantis, com a coordenação da Secretaria de Organização e Formação Político-sindical e da Secretaria Nacional dos Povos Indígenas.

O objetivo é contribuir e atuar para defender os povos indígenas em suas diversas pautas. Essa representação, além de importante, se faz necessária para estabelecer o Diálogo Social junto as esferas Públicas, sejam elas Regionais e/ou Nacional.

As FOGUEIRAS DIGITAIS, visam, entre outras questões, formalizar quatro propostas de políticas públicas voltadas aos trabalhadores e trabalhadoras indígenas, uma em cada estado alvo do projeto: Mato Grosso do Sul, Amazonas, Ceará e Tocantins. Essas Oficinas ou Escutas da UGT em cada um dos estados resultarão em, pelo menos, uma ação de advocacy de políticas públicas, num total de pelo menos três para o período do projeto.

Para iniciar a Fogueira Digital ou Roda de Conversa, as lideranças do Tocantins apontaram três Temas fundamentais: 1) Demarcação das Terras e as Principais Ameaças aos Povos Indígenas, o Marco Temporal; 2) Quais são as Dificuldades da Educação Básica Escolar Indígena? 3) Autossustentabilidade; 4) Dificuldades de Acesso e de atendimento à Saúde dos Indígenas, acentuado pela falta de intérpretes das línguas faladas pelas várias etnias.

Portanto, os dirigentes sindicais, os trabalhadores(as) e a População Indígena estão CONVIDADOS/AS para participar desta “FOGUEIRA DIGITAL DO TOCANTINS”, que contará com as presenças de várias lideranças indígenas; do Secretário de Organização e Formação Político-sindical, Chiquinho Pereira; do Secretário Geral da UGT Nacional, Canindé Pegado; do Gerente de Programas do Solidarity Center (AFL- CIO), Gustavo Garcia; do Secretário para Assuntos dos Povos Indígenas da UGT, Idjawala Rosa Karajá; da Presidente Estadual da UGT/Tocantins, Thelma Milhomen Borges; do Secretário Estadual Indígena da UGT Tocantins, Markin karajá, entre outras lideranças populares e autoridades políticas.

Para participar é só preencher os dados solicitados no TERMO DE PARTICIPAÇÃO (que se encontra em anexo), o qual será acessado através do LINK. Dúvidas e mais informações, entrar em Contato com a Equipe da Secretaria de Formação: Erledes Elias da Silveira, Coordenador de Formação: (11) 957857697; com Marina Silva: (11) 99104.8013; e com Luciana Nascimento: (11) 95786-7816. E-mail: organizacaougtnacional@gmail.com