Solidariedade internacional aos trabalhadores e trabalhadoras dos correios do Brasil

13/09/2023

Líderes sindicais de todo o planeta, que participaram do 6º Congresso da UNI Global Union, na Philadelphia, EUA, realizaram uma passeata para denunciar o Banco BNY Mellon, que na gestão de investimentos do Postalis, fundo de pensão dos correios, causou prejuízo sobretudo aos participantes do Plano de Benefício Definido (PBD), que tem mais de 79 mil participantes ativos e assistidos.

O objetivo da manifestação internacional foi o de pressionar o banco a ressarcir os prejuízos causados ao Postalis.

Segundo Camilo Fernandes, atual presidente do Postalis, que falou para o site do Sindicato dos Bancários, no passado o Banco BNY Mellon, com sede em Nova Iorque e subsidiárias no Brasil, recebeu por volta de R$ 6 bilhões para administrar fundos do Postalis, e a grande maioria desses investimentos teve prejuízos. “. Foram mal investidos e causaram prejuízo bilionário aos cofres do Postalis, comprometendo o futuro dos planos de benefícios dos trabalhadores dos Correios".

Telma Milhomen, presidente da União Geral dos Trabalhadores no Estado do Tocantins (UGT-TO) e presidente SINTECT-TO ressaltou a importância desta unidade entre entidades sindicais do mundo todo na defesa dos fundos de pensão dos trabalhadores e trabalhadoras dos Correios do Brasil lembrando que em território brasileiro, o banco já foi responsabilizado pelos prejuízos causados.

Ricardo Patah, presidente nacional da UGT reforça que é importante este ato de solidariedade para buscar de maneira urgente, a celeridade necessária para a rápida conclusão desse empasse que causou prejuízo aos trabalhadores e trabalhadoras dos Correios do Brasil.