“Você Não Está Sozinha” é tema de encontro no SIEMACO ABC E REGIÃO

11/09/2023

Para encerrar o mês de agosto com chave de ouro, o SIEMACO ABC E REGIÃO promoveu um evento dedicado à Campanha Agosto Lilás, que trata da conscientização e luta pelo fim da violência contra à mulher. O encontro reuniu mais de cem trabalhadoras da categoria da limpeza urbana, asseio, conservação e áreas verdes.

O presidente da entidade, Roberto Alves, fez questão de enaltecer o compromisso do sindicato com a pauta feminina, destacando o trabalho da recém criada “Comissão de Mulheres”, que tem atuado a todo vapor. “A Comissão nasceu para fortalecer, ainda mais, o espaço e a voz das mulheres no sindicato. O encontro de hoje foi uma iniciativa desse grupo que nos traz pautas importantes para o debate”, comentou.

A primeira palestra do evento elucidou o surgimento da Campanha Agosto Lilás. Apresentando os espantosos dados de feminicídio no país. Conduzida pela carioca Ana Cristina Duarte, a palestra trouxe à tona a importância de se discutir abertamente a violência contra a mulher e, principalmente, o ciclo vicioso que a envolve. A Lei Maria da Penha também foi amplamente comentada.

Logo após, a coordenadora da Comissão de Mulheres do SIEMACO ABC E REGIÃO, Cátia Laurindo, a Nega Show, falou sobre ‘As Consequências Psicológicas das Vítimas de Violência’.

Conforme a palestrante, a violência doméstica deixa marcas, traumas e na grande maioria das vezes as vítimas acabam desenvolvendo transtornos de estresse pós-traumático, síndrome do pânico e diversos distúrbios como a ansiedade com variados sintomas por conta de vivências traumáticas e violentas. “É a partir de gatilhos que rememoram à violência sofrida que a vítima revive o passado e entra em estado de sofrimento, apresentando sintomas como medo, angústia, dor, pavor, como se o fato estivesse ocorrendo novamente”, explicou.

Precisamos olhar com empatia e sororidade para as vítimas de violência doméstica, medidas protetivas salvam vidas. É fundamental que essas vítimas recebam tratamento psicológico e psiquiátrico adequado para que possam retomar suas vidas”, concluiu Nega Show.

O Agosto Lilás é uma lembrança constante de que a violência de gênero é um problema que afeta a todos. Eventos como as palestras realizadas hoje são cruciais para conscientizar sobre a necessidade de mudança e para dar voz às vítimas, encorajando-as a buscar ajuda”, concluiu o presidente do sindicato, Roberto Alves.

Confira a nossa galeria de fotos