Sinsaúde garante reajuste salarial de 3,74% para trabalhadores da saúde em Jaguariúna e Serra Negra

11/09/2023

Vitórias importantes foram conquistadas para os trabalhadores da Associação Santa Maria de Saúde (Asamas) de Jaguariúna, que administra o Hospital Municipal Walter Ferrari, e da Associação da Santa Casa de Misericórdia de Serra Negra, na Campanha Salarial 2023.

Os Acordos Coletivos de Trabalho (ACT) assinados com o Sinsaúde garantiram aos trabalhadores dessas unidades, reajustes salariais de 3,74%, baseado no índice da inflação dos últimos 12 meses até maio, de acordo com o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor). Também estão garantidos no ACT a cesta básica, jornada de trabalho especial e ampliação da licença maternidade, entre outros direitos e benefícios.

“É a primeira vez que assinamos acordo com a Asamas. É uma vitória importante para os trabalhadores dessa unidade”, explica a presidente do Sinsaúde em Amparo, Bernardete Duenha Galves Hilário.

A presidente do Sinsaúde, Sofia Rodrigues do Nascimento, ressalta a importância de os trabalhadores conhecerem os acordos firmados com as suas unidades. “Assim poderão verificar se há ou não irregularidades e conseguirão apoiar a diretoria do Sindicato durante as campanhas salariais para aumentar os benefícios. Somente com a conscientização vamos conseguir ir além do que já conquistamos”, analisa.

Sofia ainda destaca a vitória conquistada para as mulheres trabalhadoras da Santa Casa. “A Consolidação das Leis de Trabalho garante 120 dias de licença maternidade, conseguimos 60 dias a mais, portanto, essa foi uma grande vitória para as mulheres. Esse é um exemplo de avanço nas negociações com o apoio dos trabalhadores nas negociações”, disse.

Confira as conquistas

Associação da Santa Casa de Misericórdia de Serra Negra

Reajuste Salarial de 3,74% - O pagamento com reajuste começou em junho.

Cesta básica - Será concedida para todos, inclusive para aqueles que estiverem afastados do trabalho por motivo de doença ou de licença maternidade, por exemplo.

Jornada especial de trabalho - Serão de 12 horas de trabalho por 36 horas de descanso com 2 folgas mensais ou 6 horas diárias com 5 folgas mensais. Para o setor administrativo a jornada será de 40 horas semanais.

Horas extras - As duas primeiras horas terão acréscimo de 50% e as demais de 100%.

Adicional noturno - 40% sobre o salário base e sobre toda a jornada de trabalho.

Folga referente ao Dia do Trabalhador da Saúde - Todos os trabalhadores terão o direito a uma folga no mês de maio, referente ao Dia do Trabalhador da Saúde, comemorado no dia 12 deste mesmo mês.

Licença maternidade e garantia de emprego - As mães trabalhadoras terão direito a licença maternidade por seis meses com a garantia de emprego a contar da data da confirmação da gravidez ou adoção. Todos os direitos e benefícios serão garantidos dentro deste período.

Amamentação e berçário – Estão garantidos um local adequado para a amamentação e o direito a berçário com alimentação para crianças de até 5 anos ou o fornecimento de auxílio-creche no valor mensal de 10% do salário do trabalhador, por filho.

Associação Santa Maria de Saúde (Asamas)

Reajuste salarial de 3,74% - As diferenças salariais de junho, julho e agosto, serão pagas no holerite de setembro.

Jornada com ampliação de folgas - O Acordo Coletivo garante jornada especial de trabalho 12x36 com 3 folgas (antes eram 2), 6 horas diárias com 6 folgas mensais (antes eram 5) para a enfermagem, e 40 horas semanais, com finais de semana e feriados livres para o setor administrativo.

Folga referente ao Dia do Trabalhador da Saúde - Todos os trabalhadores receberão o benefício de folgar em 12 de maio, dia do trabalhador da saúde. O benefício poderá ser usufruído de maio a dezembro de 2024 pelos associados ao Sinsaúde.

Cesta básica – Garantida, com 16 itens.

Adicional noturno – De 40% sobre o valor normal da hora.

Licença maternidade e garantia de emprego - As mães trabalhadoras terão licença maternidade de 120 dias com a garantia de emprego, desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto.

Amamentação e berçário - Horários de amamentação e berçário foram garantidos, porém, este último poderá ser substituído por convênio ou auxílio-creche no valor de 20% do menor piso da categoria.

Campanhas de saúde e implementação de serviços - O ACT também dispõe que todos os trabalhadores serão beneficiados com campanhas educativas de saúde e implementação de serviços social como orientação previdenciária, atendimento psicológico, educação continuadas, entre outros.

Exames de prevenção - Mulheres e homens acima dos 40 anos também terão direito a dispensa de pelo menos meio período de trabalho para a realização de exames que detectam o câncer de mama e próstata.