MANIFESTO

06/09/2023

Reunidos na Sede do Sindicato dos Comerciários de São Paulo, no dia 01/09/2023, as entidades a seguir nominadas, vereadores da capital e deputados estaduais, após amplo debate sobre os impactos provocados pela epidemia de crack à população, moradores, pedestres, trabalhadores (as) e para o comércio, principalmente na região central da capital paulista decidiram promover uma série de manifestações e pedidos de audiências públicas com os representantes dos poderes municipal e estadual.

A falta de vontade dos (as) políticos (as), que não agem para buscar solução definitiva para este grave problema social e de saúde pública que, ao longo dos anos foi jogado para baixo do tapete, mas que, devido a todos esses anos de descaso tomou proporções alarmantes que além de devastar famílias inteiras e causar sofrimentos pessoais, que poderiam claramente terem sido evitados, agora interfere na economia da cidade, causando insegurança, promovendo cenas de violência com brigas, arrastões, assaltos, furtos e assassinatos, o que afugentando consumidores (as) das regiões de comércio popular de São Paulo, causando a falência de lojas e desemprego.

É preciso intensificar as ações para combater o tráfico de drogas e, efetivamente ter um programa de atendimento para tratar os (as) dependentes, com atenção voltada às condições da população instalada na região da Santa Ifigênia e adjacências, onde se encontra a Cracolândia.

Este manifesto, tem caráter de urgência e visa que o Estado e a Prefeitura atuem para o retorno da normalidade da região, utilizando o que já existe de normativo legal, principalmente para garantir que os mais de 400 mil moradores, centenas de trabalhadores (as) e milhares de transeuntes tenham segurança e a garantia do direito de ir e vir pelas ruas da 17ª cidade mais rica do mundo.

Dado o caráter emergencial da situação exposta, as representações solicitaram ao senhor Governador Tarcisio de Freitas e ao senhor prefeito Ricardo Nunes, uma reunião para a exposição da realidade e propostas para a solução dessa grave situação do centro de São Paulo.

Entidades presentes na reunião:

Deputado Estadual Antônio Donato Madormo

Secretário de Turismo e Viagens do governo