Sincomerciários da Baixada Santista completa um século de luta em defesa da categoria

24/08/2023

Sindicato filiado a União Geral dos Trabalhadores (UGT) ocupa posição de destaque na história dos movimentos de defesa dos trabalhadores do Brasil

Fundado em 24 de agosto de 1923, o Sindicato dos Empregados no Comércio de Santos completa hoje 100 anos de atividade. Criada em uma época na qual ainda não havia legislação para regulamentar a atividade sindical no Brasil, a “Liga dos Empregados no Comércio de Santos” era uma associação de classe que se transformou no primeiro sindicato do estado de São Paulo, quando recebeu a carta de sindicalização, em 8 de junho de 1932, depois de se adaptar à lei sindical de 1931.

A postura combativa e firme em defesa dos trabalhadores gerou não só conquistas para categoria, como também perseguições para seus diretores, principalmente no período da ditadura militar, quando o sindicato sofreu intervenção e seus diretores foram perseguidos e presos, segundo o relatado em matéria especial publicada pelo jornal Diário do Litoral.

Desde sua fundação, o Sincomerciários da Baixada Santista tem se empenhado em acompanhar as transformações pelas quais têm passado o comércio e o mundo, estendendo sua atuação para diversas áreas de interesse do trabalhador.

“A ideia é preservar a história, a construção da instituição. A partir de agora, é pensar nas novas demandas. Visitar os comércios, mostrando da oferecer, além que temos a representatividade na luta por melhores salários e condições de trabalho. E algumas necessidades sociais”, relatou o diretor presidente da entidade, Washington Vicente. “Temos nos empenhado em qualificar nosso trabalho, para cumprir nosso dever de buscar e fazer cumprir os direitos dos trabalhadores. Por isso, atuamos em educação, saúde, justiça social, negociação, informação”, acrescentou o líder sindical.

Ricardo Patah, presidente nacional da UGT parabeniza a atuação do Sindicato que, ao longo desses 100 anos organizou a classe trabalhadora, lutou pela ampliação de direitos trabalhistas e se consolidou como entidade um dos pilares do movimento sindical brasileiro, representando uma das categorias profissionais mais importantes do país. “É uma honra ter na família UGT um sindicato tão importante como o Sincomerciários da Baixada Santista. Parabéns pelo centésimo aniversário”.

Alcance

Com sede em Santos, o Sincomerciários da Baixada Santista tem subsedes em Cubatão, Praia Grande, São Vicente e Guarujá. Fazem parte da base territorial os seguintes municípios: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente e Santos.

O sindicato tem atualmente 19 mil associados nos oito municípios da região. “O trabalho da diretoria não se restringe em apenas visitar os locais de trabalho nas lojas e comércios, mas também em tirar os trabalhadores que ficam atrás dos balcões para irem conhecer o sindicato e ver os benefícios que a entidade oferece", concluiu o presidente.