Para entender o anúncio de fechamento de lojas, SECSP faz reunião com representantes do Via Varejo

21/08/2023

Aconteceu, na manhã desta segunda-feira (21), na sede do Sindicato dos Comerciários de São Paulo (SECSP), reunião com representantes da Via Varejo, dona das marcas Casas Bahia e Ponto.

O encontro, conduzido por Ricardo Patah, presidente do Sindicato, contou com a presença dos representantes do SECSP Edson Ramos, secretário Geral, Isaias Roberto da Silva, diretor e dr. Marcello DAguiar Supervisor Jurídico e por parte da Via Varejo Janaina Cozare, Carlos Miguel, João Pedro e Alexandre Pires, gerente.

Durante o encontro, Ricardo Patah buscou ter mais conhecimento sobre o que motivou o anúncio do fechamento de lojas que pertencem ao grupo Via Varejo, qual o impacto dessa decisão para o mercado de trabalho e, principalmente, para os (as) trabalhadores (as).

“Este foi um primeiro encontro para entendermos o que está acontecendo realmente para que o grupo varejista tome essa decisão e, caso haja demissões, que os respectivos sindicatos acompanhem todo o processo visando resguardar os interesses dos (as) trabalhadores (as)”, afirmou Ricardo.

Segundo informações preliminares fornecidas pelos representantes do grupo Via Varejo, o impasse está no valor dos alugueis das lojas, o que já está sendo renegociado, mas caso não haja acordo, existe o estudo para o fechamento de 50 lojas. Desse total 15 já foram fechadas e 35 estão em negociação de aluguel, sendo que 12 estão em avançado estágio de tratativas.

Os representantes da Via Varejo se comprometeram, com diretores do SECSP que, qualquer medida que venha a ser tomada pela empresa, terá o acompanhamento do Sindicato.

Os diretores do Sindicato se mostraram preocupados, colocaram a entidade a disposição para buscar soluções que evitam o fechamento de lojas e a demissão de funcionários.