MUTIRÃO DE EMPREGO INICIA EM SÃO PAULO COM 12 MIL VAGAS DE TRABALHO

01/08/2023

Iniciou na manhã desta terça-feira (01/08), em São Paulo, a 8ª Edição do Mutirão de Emprego, realizado pela União Geral dos Trabalhadores (UGT), em parceria com Sindicato dos Comerciários de São Paulo (SECSP), Sindicato dos Padeiros de São Paulo, Senai/Senac, prefeitura municipal e governos federal e estadual.

O evento, que tem o foco na inclusão social, segue até o próximo dia 04/08 e, neste ano de 2023, conta com 12 mil vagas de emprego ofertadas para diversos setores do mercado de trabalho. Desse total seis mil vagas são para jovem aprendiz primeiro emprego (de 14 a 24 anos), PCD e atendimento especializado para imigrantes e refugiados.

Ricardo Patah, presidente do SECSP e da UGT,  Mario Luiz Kanko e Magno Lavigne,

secretário de Qualificação e Fomento à Geração de Emprego e Renda do Ministério do Trabalho e Emprego

Mario Luiz Kanko (49), morador da zona leste e desempregado há um ano e sete meses foi o primeiro candidato da fila. Chegou, no vale do Anhangabaú, às 23 horas do dia 31/07, enfrentou o frio e todas as adversidades para participar do processo seletivo com a esperança de conseguir uma vaga na área do comércio, faxina ou portaria.

Ramon Fraga Cocheda

Ramon Fraga Cocheda buscava uma oportunidade na área de administração, logística ou motorista. Morador da zona norte, o candidato também madrugou com a expectativa de sair da fila de desempregados que para ele já dura sete meses.

Celeste Oliveira Santos

Na fila, os (as) candidatos (as) levavam consigo mais do que o número de uma senha ou a o currículo para entregar aos (as) recrutadores (as), ali muitas foram as histórias contadas, principalmente de superação, como o caso de Celeste Oliveira Santos, que há dois anos está desempregada e busca sair da informalidade e voltar para o mercado de trabalho formal.

Assim como aconteceu com Gabriel Miranda Vieira (29), morador de São Miguel Paulista e que chegou a sede do Sindicato às 06h30 da manhã, desempregado havia quatro anos e saiu com emprego garantido do Mutirão, encaminhado para trabalhar em um condomínio próximo da sua residência.

No primeiro dia, o Sindicato atendeu aproximadamente de 3 mil pessoas e entre as vagas disponíveis estão: Peixeiro (a) - cozinheiro (a) - padeiro (a) - auxiliar de limpeza - promotor (a) de vendas - tosador (a) pet - eletricista - serralheiro (a) - operador (a) de caixa - camareiro (a) - segurança - gerente - subgerente - vagas para o setor de turismo/hotelaria – telemarketing – entre outras.

O mutirão segue até o dia 04/08, na Rua Formosa, 99. O horário de atendimento é das 07 às 17hs.