Secretária da Diversidade Humana da UGT preside abertura do Julho das Pretas

06/07/2023

Ana Cristina Dos Santos Duarte, secretária para Assuntos da Diversidade Humana da União Geral dos Trabalhadores (UGT) presidiu, na terça-feira (04/07), na Câmara municipal de Niterói, no Rio de Janeiro, a solenidade de abertura do Julho das Pretas, um mês focado em atividades voltadas para mulheres negras na cidade.

Organizado por grupos, coletivos, órgãos governamentais da Prefeitura de Niterói e movimentos de mulheres negras da cidade, o Julho das Pretas apresenta uma extensa agenda com atividades, em diversas regiões da cidade.

“É um mês importante para as ações que são desenvolvidas, pois o Julho das Pretas é um conjunto de atividades que vão além de 25 de julho, dia em que tradicionalmente é celebrado a Mulher Afro-Latino Americana e Afro-Caribenha, além de ser o Dia Nacional de Tereza de Benguela”, explicou Ana Cristina.

Quem foi Tereza de Benguela

Tereza de Benguela foi uma líder do quilombo Quariterê, e viveu no século XVIII. Depois da morte do companheiro José Piolho, Tereza se tornou a rainha do quilombo, e através de sua liderança  resistiram à escravidão por duas décadas até 1770, quando o quilombo foi destruído pelas forças do governador da capitania do Mato Grosso, Luiz Pinto de Souza Coutinho. Parte da  população (79 negros e 30 índios) foi assassinada e outra, aprisionada.

Por: Fábio Ramalho

Fonte: Sipad - Superintendência de Inclusão, políticas Afirmativas e Diversidade