UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Segundo IBGE taxa de desemprego e número de desalentados caem


30/06/2023

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou, nesta sexta-feira (30/06), dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) que a taxa de desemprego no país caiu para 8,3% no trimestre móvel encerrado em maio de 2023. Em relação a população desocupada, esse índice chegou a 8,9 milhões de pessoas, uma queda 15,9% na comparação com o mesmo período de 2022.


Números otimistas para um país que teve, nos últimos quatro anos, um governo totalmente irresponsável principalmente quando o tema era o mundo do trabalho.


Esses dados refletem o bom momento que a economia do país vem passando, com queda do dólar, estabilidade na bolsa de valores e o retorno do Brasil a um patamar de destaque no cenário internacional.


Outros fatores observados estão ligados ao aumento na administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais com crescimento de 2,8% e queda do número de trabalhadores na Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura.


“Esses números apresentados hoje mostram que estamos no caminho certo, ainda precisa melhorar muito, mas já demos o primeiro passo”, explica Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT).


Segundo o líder ugetista, a pesar dessa taxa ser a menos desde 2015, ainda é alto quantidade de pessoas que se encontram na informalidade, sem direitos trabalhistas e, na grande maioria dos casos, com rendimentos baixos. 


Patah destacou também que é muito apesar da queda, ainda é preocupante os números pessoas subutilizadas, que trabalham menos do que gostariam ou precisariam, o que atingiu 18,2%, queda de 0,7 ponto.


Por Fábio Ramalho




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.