GT tripartite define remuneração mínima, saúde e segurança do trabalhador como prioridade na discussão da regulamentação dos apps em Brasília

29/06/2023

Imagem: Divulgação

As duas pautas aprovadas são conquistas dos sindicatos presentes, que entendem ser o salário, a saúde e segurança, fundamentais para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, além de serem os primeiros itens definidos no documento apresentado pelos representantes dos trabalhadores com 12 diretrizes que devem ter prioridade na discussão.

Dessa forma, o governo federal segue empenhado em acabar com a precarização no motofrete conforme relatado na reunião que ocorreu na quarta-feira (21/6), o GT tripartite definiu, com os participantes do grupo, como prioridade a remuneração mínima e saúde além da segurança do trabalhador porque uma definirá um ganho mínimo mensal e a outra agirá em defesa da saúde e segurança na vida dos trabalhadores.

Os temas citados acima são fundamentais e fazem parte de um documento com 12 diretrizes apresentadas pelos sindicatos de motofrete, com itens importantes e que dariam fim, de vez, a precarização que vive o setor, trazendo direitos trabalhistas para à categoria e determinando responsabilidades sociais para as empresas de aplicativos.

Há tempos os sindicatos lutam por direitos como uma remuneração mínima mensal, aumento no valor por corrida e serviço, atualização anual do salário realizada por meio de Convenções Coletivas, entre outros benefícios para os entregadores.

No fim da reunião e a partir dessa aprovação de pauta, o governo criou subgrupos para discutir os temas de forma mais aprofundada. As reuniões do subgrupo do GT tripartite que envolve motociclistas e entregadores serão no dias 4 e 18 de julho e 1 de agosto. Já a próxima reunião oficial do GT dos aplicativos será dia 16 de agosto.

Fonte: SindmotoSP