Luiz Carlos, secretário do Servidor Público da UGT propõe reestruturação da pasta

28/06/2023

Ricardo Patah, Canindé Pegado e Luiz Gustavo, respectivamente, presidente, secretário Geral e Secretário Nacional para Políticas de Qualificação Profissional da União Geral dos Trabalhadores (UGT) realizaram reunião, na manhã desta quarta-feira (28/06), na sede da central, com Luiz Carlos Silva de Oliveira, secretário do Servidor Público da UGT nacional, que esteve acompanhado de Sonia Maria Marchi, Diretora de Finanças da Fesmepar (Federação dos Sindicatos de Servidores Públicos do Paraná).

O encontro, que ocorreu na sede da UGT, em São Paulo, teve como objetivo ampliar a atuação ugetista diante das pautas que estão em debate pelos trabalhadores e trabalhadoras do Serviço Público. “Temos dois problemas sérios a serem debatidos, que são os pisos salariais da enfermagem e dos professores”, explicou Luiz Carlos.

O secretário ressaltou também que está entrando na pauta de discussão a regulamentação da convenção 151 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que trata da convenção coletiva do servidor público. “Neste momento estamos construindo o grupo de trabalho para discutir todas as diretrizes e o que determina a convenção”, disse.

“Desde o Congresso da UGT, realizado em maio, essa é a primeira reunião com a executiva para ver todos os caminhos que para ampliar a atuação da secretaria, que tem muito a contribuir, principalmente, na questão de formação e preparando os servidores para os embates que estão ai, com foco também para as questões que possam vir”, esclareceu Carlos.

Segundo Luiz Carlos, a principal proposta é reestruturar a secretaria que, a partir da reforma trabalhista de 2017, foi muito impactada pela falta de recursos. "Precisamos buscar novos caminhos de para trabalhar com as UGTs estaduais e debater as demandas do setor", concluiu.