Centrais sindicais realizam ato contra juros exorbitantes

20/06/2023

Na manhã desta terça-feira (20/06), a União Geral dos Trabalhadores (UGT) participou de uma manifestação unitária, com as demais centrais sindicais. O ato contra juros altos, ocorreu em frente da sede do Banco Central, na Avenida Paulista, nº 1804, em São Paulo.

A manifestação, reuniu dezenas de dirigentes sindicais, militantes e trabalhadores ligados a UGT, Força Sindical, CUT, CTB, CSB, NCST, Intersindical e Pública.

Enilson Simões de Moura, o Alemão, vice-presidente da UGT foi contundente ao enfatizar a atuação pífia do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto que, ao manter a taxa de juros nesse patamar atrasa o desenvolvimento do Brasil e promove desemprego.

Josimar Andrade (Jô), diretor de Relações Sindicais do Sindicato dos Comerciários de São Paulo fez duras críticas a política de juros do Banco Central, que está em dois dígitos desde fevereiro de 2022. “Não se justifica, isso é uma irresponsabilidade e um verdadeiro crime contra a população brasileira que está endividada, a economia estagnada e as lojas falindo porque seus produtos não são vendidos”.

“Essa política do Banco Central beneficia apenas os setores especulativos, que só trabalham com dinheiro de reserva, dinheiro parado. Essas pessoas não produzem riqueza, não geram empregos e só vivem de especular rendimentos provenientes de juros, essas poucas pessoas ganham dinheiro em detrimento de toda uma nação”, disse Josimar.

A UGT levou para a Paulista militantes dos Sindicatos dos Comerciários de São Paulo, Siemaco SP, Sindbast (Ceasa), Sintrapol (polícia civil) e Profissionais em educação física.