Projeto que altera horário do comércio em Botucatu deverá ser votado na segunda

22/05/2014

Na tarde da terça-feira, dia 20 de maio, em reunião na Câmara Municipal de Botucatu, os presidentes Carlos Negrisoli, do Sincomerciários, Fátima Baldini, do patronal Sincomércio, e vereadores não chegaram a um acordo sobre o projeto de lei do prefeito João Cury que altera o horário de funcionamento do comércio no município.

Foram duas horas de discussões, sem nenhum acordo. Ele prevê o comércio funcionando todos os sábados até às 17h e até às 22h na véspera de datas comemorativas. O Sincomerciários defende que as lojas fechem às 13h em dois sábados por mês e é totalmente contra a abertura até às 22h.

O projeto já foi retirado anteriormente da Câmara pelo prefeito, para sua readequação, mas voltou ao Legislativo sem beneficiar em nada os comerciários. Diante disse, o projeto deverá ser votado pelos vereadores na próxima segunda-feira, dia 26 de maio.

Por conta desse impasse, os comerciários estão sem reajustes salariais desde setembro de 2013, mês de data base da categoria, por falta de assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho.

Pressão comerciária

Na segunda-feira (19/5), a Fecomerciários, como total apoio da UGT, mobilizou mais de 30 Sindicatos Filiados para dar apoio à causa dos comerciários de Botucatu. Centenas de sindicalistas fizeram manifestação na frente da Câmara Municipal, para pressionar os vereadores a rejeitar o projeto e defender os direitos dos trabalhadores do comércio, que também querem ter tempo para o lazer e descanso junto com sua família.

O presidente Negrisoli agradeceu o apoio da Federação, da UGT e dos líderes sindicais comerciários de várias regiões do Estado de São Paulo: Americana, Araçatuba, Araraquara, Araras, Assis, Avaré, Barretos, Bauru, Bebedouro, Bragança Paulista, Campinas, Caraguatatuba, Catanduva, Cotia, Garça, Itapetininga, Itapeva, Itu, Jaú, Limeira, Marília, Matão, Ourinhos, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sertãozinho, Sorocaba, Sinprafarma São Paulo.

Fonte: Fecomerciários