Intercâmbio: UGT surpreende dirigentes argentinos e chilenos

20/05/2014

Representantes sindicais da Argentina e do Chile estiveram na sede da União Geral dos Trabalhadores (UGT), na manhã desta terça-feira (20), conhecendo a estrutura da central, que figura entre as três maiores do Brasil, com o propósito de somar força e fortalecer a categoria dos profissionais de asseio e conservação.

O secretário-geral da UGT, Canindé Pegado, fez uma apresentação do cenário sindical brasileiro e do posicionamento da UGT neste contexto.

Apresentando dados “quentíssimos”, Pegado demonstrou a trajetória de crescimento da representatividade da UGT, a partir dos números da aferição de 2014 (ano base de 2013) do Cadastro Nacional de Entidades Sindicais (CNES), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)

As delegações ficaram surpresas com os dados apresentados pelo secretário geral da UGT. Pegado contou que a UGT, sozinha, representa diretamente mais 963 mil trabalhadores brasileiros filiados aos sindicatos de suas categorias, mas que este número chega a 8 milhões se forem levados em conta todos os trabalhadores da base, ou seja, quando são considerados todos os profissionais da área representada pelas entidades que compõem a Central.

Admirados com a estrutura brasileira, tanto o representante argentino, Néstor Guerra, quanto o chileno, Armando Soto Jaldes, agradeceram a oportunidade e contaram um pouco sobre as experiências em seus países.

Para o secretário de finanças da UGT – que também preside a Federação e o Sindicato de Asseio, Conservação e Limpeza em São Paulo –, Moacyr Pereira, é fundamental este intercâmbios entre os trabalhadores da categoria, pois o planejamento de ações conjuntas entre estes três países permitirá a promoção dos trabalhadores.

Além de Canindé Pegado e Moacyr Pereira, estiveram presentes da UGT o vice presidente, Antônio da Costa dos Reis (Salim); a secretária para assuntos da Diversidade Humana, Ana Cristina dos Santos Duarte; e o 1º secretário adjunto da Publicidade e Marketing Institucional, Marcos Gimenez Queiroz. E o grupo, formado pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Serviços, Asseio e Conservação, Limpeza Urbana, Ambiental e Áreas Verdes (Fenascon) e delegados dos sindicatos da categoria de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Rio de janeiro, todos membro da Fenascon e filiados à UGT, que estão acompanhando os companheiros estrangeiros ao longo desta semana que estão conhecendo o Brasil.

Por Giselle Corrêa, da redação da UGT