Ferroviários de São Paulo aceitam proposta da CPTM e terão 7,5% de reajuste

20/05/2014

Após nova reunião de conciliação realizada na tarde desta segunda-feira (19), no  Tribunal Regional do Trabalho (TRT), os trabalhadores e trabalhadoras da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que são representados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de São Paulo (Ferroviários-SP), aceitaram a proposta feita pela empresa.

A CPTM ofereceu aumento de 7,5%; vale-alimentação de R$ 247; vale-refeição com 24 cotas de R$ 25, sem ônus, totalizando R$ 600; auxílio-materno-infantil reajustado em 7,5%; e manutenção da nomenclatura de maquinista no novo PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e Salários).

De acordo com Eluiz Alves de Matos, presidente dos Ferroviários-SP, no conjunto, a proposta foi boa para a categoria, mas as negociações continuam, pois algumas reivindicações não foram atendidas ou o Sindicato não teve tempo para avaliar cada proposta.

O dirigente se referiu ao novo modelo de PCCS implantado pela empresa, ao pagamento do PPR (Programa de Participação dos Resultados), que não entrou neste acordo, e a algumas pendências referentes à jornada de trabalho e à escala. A assembleia aconteceu na sede do Sindicato, que fica na região da Santa Ifigênia, no centro de São Paulo, e contou com a participação maciça da categoria, que mostrou união e fortalecimento da base ferroviária.

Por Fábio Ramalho – imprensa UGT