Homenagem ainda é esperada pelos profissionais de saúde

13/05/2014

Data referência para o profissional de Saúde, 12 de maio, costuma ser marcado por homenagens a  esses profissionais. “ Mas a principal homenagem que queremos é a implantação da jornada de 30 horas semanais”, argumentou Edison Laércio de Oliveira, presidente da Federação da Saúde do Estado de São Paulo, do Sinsaúde-Campinas e secretário para políticas de Saúde da UGT.

Edison lembrou que  o dia 12 é uma referência no Estado de São Paulo desde que se tornou o Dia do Trabalhador da Saúde. Depois de contar com o apoio das Câmaras Municipais, além da Assembleia Legislativa de São Paulo, que incluíram em seus calendários a realização de sessões solenes para homenagear o profissional da saúde, maio se tornou, efetivamente, o mês do trabalhador da saúde.   “Apesar de ser um mês comemorativo, o fato é que a categoria ainda luta pela jornada de 30 horas semanais.  Mas esse ano vamos dar o troco à quem prometeu a implantação das 30 horas e não cumpriu. No caso, a presidente Dilma Rousseff e o ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha” afirmou Edison Laércio.

Passeata

No sábado, dia 10, a Federação da Saúde, promoveu simultaneamente em 30 cidades do Estado, a 3ª Passeata  Paulista da Saúde, como  forma de sensibilizar a população e os empresários da saúde com relação à importância dos profissionais do setor para a sociedade.

De acordo com  Edison Laércio de Oliveira, a entidade está trabalhando para o crescimento deste movimento, mas ainda é necessário mais mobilização dos trabalhadores e da população para que a saúde seja melhorada. “Nós nunca sabemos quando ficaremos doentes e vamos precisar contar com o atendimento de um profissional da saúde. Queremos ser bem atendidos e, para isso, é preciso haver qualidade de trabalho para estes profissionais tão importantes para a manutenção da saúde. Entretanto, é preciso haver participação ativa da população e mobilização da categoria. Não adianta só reclamar. Pra mudar é preciso lutar”, alerta ele.