3ª Passeata Paulista da Saúde mobiliza mais de 200 pessoas em Campinas

12/05/2014

A Passeata Paulista da Saúde, que aconteceu no sábado, 10 de maio, simultaneamente em 30 cidades do Estado de São Paulo, teve grande movimentação. Só em Campinas mais de 200 pessoas aderiram ao movimento.

Organizada pela Federação da Saúde do Estado de São Paulo, entidade filiada à UGT, o evento, que está em sua terceira edição, é uma forma de sensibilizar a população e os empresários da saúde com relação à importância dos profissionais do setor para a sociedade.

De acordo com o presidente da Federação da Saúde e do Sinsaúde Campinas e Região, Edison Laércio de Oliveira, a entidade está trabalhando para o crescimento deste movimento, mas ainda é necessário mais mobilização dos trabalhadores e da população para que a saúde seja melhorada. “Nós nunca sabemos quando ficaremos doentes e vamos precisar contar com o atendimento de um profissional da saúde. Queremos ser bem atendidos e, para isso, é preciso haver qualidade de trabalho para estes profissionais tão importantes para a manutenção da saúde. Entretanto, é preciso haver participação ativa da população e mobilização da categoria. Não adianta só reclamar. Pra mudar é preciso lutar”, alerta ele.

Um exemplo é Erika de Oliveira Guimarães, que trabalha como auxiliar administrativo na PUC, que destaca a falta de investimento nos estabelecimentos de saúde. “Os profissionais da saúde têm que ser mais valorizados, pois são eles que estão mais em contato com a gente quando estamos hospitalizados; não adianta investimento em equipamentos se não tem profissionais para cuidar dos doentes. É preciso lutar para que a saúde deixe de ser precária”, diz.

Já para o técnico de enfermagem, Nilson Santos da Costa, a população tem que se conscientizar. “A saúde está esquecida e se não fizermos nada, isto não vai mudar. “O profissional da saúde precisa de respeito e valorização e isto inclui salários dignos e jornada menos estressante, no caso a aprovação das 30 horas para a enfermagem e quadro de funcionários condizente para melhor atender à população”, diz.

A passeata ocorreu nas cidades de Americana, Amparo, Araraquara, Araras, Atibaia, Bragança Paulista, Campinas Dracena, Espírito Santo do Pinhal, São João da Boa Vista, Marília, Garça, Itapira, Itu, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu e Tupã. A mobilização também aconteceu nas bases dos municípios de Santos, Franca, São José dos Campos, Araçatuba, São José do Rio Preto, Jau, Bauru, Sorocaba, Piracicaba, Rio Claro e Presidente Prudente.

Fonte: Sinsaúde Campinas e região