UGT participa de reunião em Brasilia para discutir pauta trabalhista

11/05/2014

A União Geral dos Trabalhadores (UGT), representada por seu secretário Geral e de Relações Institucionais, respectivamente, Canindé Pegado e Miguel Salaberry Filho, juntamente com as demais centrais sindicais esteve, nesta quinta-feira (08), no Palácio do Planalto, em Brasília, em uma reunião com o ministro Ricardo Berzoini.

O encontro contou com a presença dos presidentes da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e Seguridade Social e Família, deputados Vicente Cândido e  Amauri Teixeira, além da participação de representantes da Comissão do Trabalho, de liderança do governo na Câmara dos Deputados, da Secretaria Geral da Presidência, do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) e do DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar).

Visando construir um espaço permanente de diálogo entre as centrais sindicais e os poderes Legislativo e Executivo, a reunião teve como objetivo abordar as pautas que tratam sobre questões trabalhistas e que estão em tramitação.

Segundo o ministro Berzoini, existe interesse por parte do governo que seja estreitada a relação de diálogo com as centrais sindicais e propôs construir uma agenda regular com prioridades a serem estabelecidas.

Berzoini se comprometeu em organizar nova reunião, para a próxima semana, em que o Governo apresentará um balanço sobre as reivindicações trabalhistas e os impactos que irão gerar no mercado de trabalho. Nesta oportunidade, será definida e organizada a agenda de prioridades que serão apresentadas pelas centrais sindicas.

UGT, CUT, CTB, CSB, Nova Central e CGTB, farão um documento em que definirão como prioridades na luta da classe trabalhadora a redução da jornada de trabalho para 40 horas, o fim do fator previdenciário, o Plano Nacional de Educação (PNE), igualdade entre homens e mulheres (PL 6653) e politica de valorização do salário mínimo (regra 2016/19).

Por Fábio Ramalho – imprensa UGT