UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

LULA PARABENIZOU OS CORREIOS PELOS 360 ANOS E REFORÇOU QUE VAI “ATUAR NA DEFESA DE UMA EMPRESA PÚBLICA E EFICIENTE”


26/01/2023

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou os 360 anos dos Correios e sinalizou a manutenção do caráter público da estatal. “Vamos atuar na defesa de uma empresa pública e eficiente para o povo brasileiro”, escreveu Lula, nesta quarta-feira (25/1), nas redes sociais.“A empresa mais antiga do Brasil e um dos mais importantes patrimônios do país”, declarou.


A declaração do presidente da República reforça a não privatização dos Correios. Logo no segundo dia de governo, Lula determinou que os processos de privatização de oito estatais, iniciados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), fossem revogados. Entre as empresas estão Correios e Petrobras.


A medida constou em despacho publicado no Diário Oficial da União (DOU). A justificativa para a decisão foi “assegurar uma análise rigorosa dos impactos da privatização sobre o serviço público ou sobre o mercado”.


A defesa dos interessados na pauta seria a modernização dos serviços de correspondência e melhoria da concorrência e ambiente de negócios. Porém, os apoiadores da estatal alegam que agências no interior seriam fechadas. No total, são 11 mil espalhadas pelo país, segundo dados de 2021.


Mais do que correspondências

Além do envio de correspondências, nas agências é possível realizar operações financeiras, fazendo dos Correios uma solução para áreas isoladas do país.


Tipos de Transações

  • Depósito e saque (conta digital);
  • Recebimentos de contas, de água, luz, telefone, títulos, tributos e realizar doações para instituições autorizadas, nas agências credenciadas dos Correios;
  • Aporte e saque (conta digital Surf Pay): pessoas físicas e jurídicas;
  • Recebimentos de contas, títulos e tributos: pessoas físicas;
  • Os Correios também recebem pagamento das cobranças emitidas por empresas e recebimento de doações para entidades filantrópicas e organizações com ou sem fins lucrativos;
  •  Além das transações citadas, as agências emitem documentos (CPF) e fazem consulta sobre restrição dos nomes e outros serviços diversos.


Agenda Guedes


No governo de Jair Bolsonaro (PL), a privatização dos Correios era uma das prioridades. O ex-ministro da Economia Paulo Guedes chegou a dizer que era “inadmissível” que o o governo não conseguisse privatizar a estatal.


“Esperamos que, em quatro anos, consigamos vender duas estatais. Não é possível que um governo que se elegeu prometendo isso não possa vender duas empresas que estão descapitalizadas e não conseguem manter suas fatias de mercado. O presidente (Bolsonaro) prometeu a privatização, e outros Poderes impedem”, reclamou durante coletiva ocorrida em 2021. Por Deborah Hana Cardoso, Metrópoles.


Leia conteúdo completo da notícia do Correios do Brasil clicando aqui:


Fonte: Findect




logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.