Vitória dos trabalhadores de asseio e conservação do ABC mostra a força da categoria

09/04/2014

Após paralisação que durou oito dias, trabalhadores e trabalhadoras de Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Manutenção de Áreas Verdes Públicas e Privadas do ABC conquistaram 10% de reajuste salarial e encerraram, nesta segunda-feira (07), a greve da categoria.

A reivindicação feita pelo Sindicato dos Empregados em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação, Limpeza Urbana e Manutenção de Áreas Verdes Públicas e Privadas de São Bernardo do Campo, Diadema, São Caetano do Sul, Santo André, Mauá e Ribeirão Pires (SIEMACO-ABC), entidade filiada a União Geral dos Trabalhadores (UGT), era de 15% de reajuste, contudo o valor conquistado foi considerado vitorioso, já que a categoria conseguiu também bônus de R$ 300 a serem pagos em 5 de junho, mesma data em que os trabalhadores receberão o valor referente aos dias parados, totalizando aproximadamente R$ 600.

“Foi uma conquista inédita para nós, já que para chegar aos 10%, não é uma negociação fácil. Esta paralisação nos deixa lição em relação à união de nossa categoria e a força que essa base tem”, diz Roberto Alves, presidente do Siemaco-ABC.

Esta é uma vitória que, sem dúvida, fortalece a unidade da categoria que com garra continuará lutando para melhor as condições de trabalho destes que são profissionais que exerce uma função de extrema importância na sociedade.

“Os varredores, conhecidos como garis, os coletores e os motoristas de caminhões coletores cumprem uma função primordial na nossa sociedade, por isso mesmo, esses trabalhadores precisam ser valorizados para terem melhores condições para trabalhar, pois estes são profissionais que estão sujeitos a diversos tipos de adversidade”, explica Ricardo Patah, presidente nacional UGT.

Os trabalhadores e trabalhadoras já voltaram as suas atividades e a previsão é que a coleta de lixo das cidades seja regularizada até o final desta semana.

Por Fábio Ramalho – imprensa UGT com informações de agências