28/03/2014
Nos dias 20 e 21 de março, a União Geral dos Trabalhadores (UGT), através da Secretaria Nacional de Juventude participou do “I Seminário Nacional de Políticas Públicas de Trabalho, Emprego e Renda”, em Brasília, à convite do Ministério do Trabalho e Emprego, em sua sede.
Este seminário teve como objetivo informar os gestores públicos estaduais e municipais sobre os dados estatísticos atuais através de um diagnóstico atualizado pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostrando a realidade da juventude brasileira, suas peculiaridades, os inúmeros desafios na inserção no mundo do trabalho e as políticas públicas voltadas para a juventude que estão em andamento no país, como o "PROJOVEM"e o "PRONATEC" programas desenvolvidos para realizar a capacitação inicial e, posteriormente, a inserção de jovens no mundo do trabalho.
O empreendedorismo juvenil foi um tema abordado como uma das saídas para o desemprego juvenil. A juventude brasileira, que hoje ocupa os postos de trabalho mais precarizados, sofrendo desigualdade e exclusão, assim como a alta rotatividade no mundo do trabalho, precisa ter os seus direitos garantidos, assim como políticas públicas eficazes que consigam atingir os mais necessitados, mudando a realidade deste país e tornando os jovens os protagonistas das suas próprias histórias.
O Secretário Nacional de Juventude da UGT, Gustavo Walfrido, defendeu que os jovens de 15 a 17 anos devem estar na escola, através de uma educação de qualidade, sem existir a necessidade de entrar no mundo do trabalho precocemente, interrompendo a sua formação básica. Abordou também a importância de um diagnóstico atualizado, com um recorte por regiões e um foco nas informações por faixa etária, para subsidiar os gestores públicos em suas ações dentro dos seus estados. Walfrido também apontou para a necessidade de capacitar o trabalhador jovem conforme o seu perfil de trabalho, levando em conta seus anseios e desejos.
Informações de Marcellie Dessimoni - Comitê de Sustentabilidade da UGT
UGT - União Geral dos Trabalhadores