26/02/2014
Após meses de negociação com os representantes do setor patronal, o Sincomerciários de Guarulhos, entidade filiada à UGT, conquistou os 8,5% de reajuste salarial reivindicado inicialmente para os empregados no comércio varejista de gêneros alimentícios de Guarulhos, Arujá, Poá, Santa Isabel, Ferraz e Itaquá!
O aumento é retroativo a outubro de 2013, data base da categoria, e representa aproximadamente 2,9% de aumento real sobre a inflação em 2013, que foi de 5,91%, Segundo o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor – Amplo).
“Nós compreendemos a pressa dos milhares de comerciários do setor, mas não podíamos aceitar qualquer reajuste menor que 8,5%. Isso seria um desrespeito com os trabalhadores que dependem do salário para sustentar a família e já vivem com um orçamento apertado. Por isso a negociação demorou um pouco mais para ser finalizada, mas valeu a pena porque mostramos nosso valor e organização, e com isso sensibilizar o lado patronal”, afirma Walter dos Santos, presidente do Sincomerciários de Guarulhos.
O mesmo índice de reajuste (8,5%) também foi concedido aos empregados no comércio varejista de Guarulhos e Mogi das Cruzes, concessionárias e empresas de ferro e aço de Guarulhos, Arujá, Santa Isabel, Poá, Ferraz de Vasconcelos e Itaquaquecetuba.
A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) para o Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios foi assinada no dia 19 de fevereiro pelo presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, representado os empregados, e Álvaro Furtado, do Sincovaga.
A CCT pode ser consultada no site do Sincomerciários de Guarulhos: www.comerciariosdeguarulhos.org.br
UGT - União Geral dos Trabalhadores