Região de Campinas já conta com Coordenadoria da UGT

20/02/2014

Campinas e região já contam com uma Coordenadoria Regional da União Geral dos Trabalhadores – UGT. A solenidade de implantação foi realizada na manhã desta quinta-feira, dia 20, no auditório da sede do Sindicato dos Comerciários de Campinas, onde estiveram reunidos dezenas de sindicalistas de toda a região com integrantes da direção nacional da UGT.

Durante a abertura da solenidade, o  presidente nacional da UGT, Ricardo Patah, destacou a pujança de Campinas e região. “Certamente será uma das mais importantes Coordenadorias da UGT”, afirmou Patah. O presidente também falou do posicionamento da Central, contra as ações do Ministério Público, que se constituem em verdadeiras práticas antissindicais. Precisamos estar organizados para que estás práticas não enfraqueçam as nossas entidades”, destacou Ricardo Patah, que  enfatizou também a necessidade dos sindicatos e organizações sindicais, voltarem suas ações para a construção de políticas públicas em defesa da classe trabalhadora.  E para isso, Patah  voltou a defender a  unidade de ação para que se possa chegar a “unidade de resultados”, que serão frutos da  nossa organização e disposição de luta” finalizou o presidente.

De baixo para cima

“Quem representa os trabalhadores são os sindicatos.  Por isso, esse trabalho de implantação da UGT estadual em São Paulo, tem começado pela criação das coordenadorias regionais, ou seja, A UGT está  começando pela base”, destacou  Luiz Carlos Motta, presidente da Fecomerciários de SP, que recentemente se filiou à UGT.  Motta juntamente com Davi Zaia (secretário de Gestão do governo de São Paulo), Edison Laércio de Oliveira (Federação dos Trabalhadores da Saúde de SP), Aparecido Nunes da Silva (Comerciários de Campinas), Paulo Cesar da Silva (Comerciários de Limeira), Francisco S. Souza (Frentistas de Campinas) Bortoleto (Rurais de Piracicaba) e Nanci Fernandes (Comerciários de Sumaré) compuseram a mesa que dirigiu os trabalhos durante a solenidade de inauguração da Coordenadoria.

Comissão Provisória

Edson Ramos, dirigente dos Comerciários de São Paulo, explicou o trabalho que a UGT vem fazendo para a consolidação de oito coordenadorias regionais em todo estado de São Paulo, visando os preparativos para o congresso de fundação da UGT estadual de SP, previsto para maio deste ano.  Recentemente já foram implantadas regionais nas cidades de Presidente Prudente, São José  do Rio Preto, Ribeirão Preto  e agora Campinas. Também estão previstas novas coordenadorias nas cidades de São José dos Campos, Marília, Baixada Santista e Grande São Paulo.

Para coordenar as primeiras  atividades da Coordenaria Regional de Campinas, foi montada uma comissão provisória com seis dirigentes sindicais, que tem até dia 15 de março para definir a composição da nova Coordenadoria.  A comissão é formada por Paulo Cesar da Silva (Comerciários de Limeira), Ondina Frantini (Secretariado de Campinas), Ademar Rangel (Construção Civil de Limeira), Edison Oliveira (Sinsaúde Campinas), Julio Cesar Machado (Bancários de Sorocaba) e José Joaquim R. Filho (Eletricitários de Jundiaí).

Joacir Gonçalves, da Redação da UGT  / Fotos : FH Mendes

Para ver mais fotos clique aqui