17/02/2014
Documento apresentará as propostas das mulheres para 2014. Evento apresentou nova logomarca e e-mail da Secretaria.
Incentivar a criação de secretarias nos sindicatos filiados, dar visibilidade às militantes sindicais, articular políticas sindicais de gênero junto aos órgãos políticos do Rio de Janeiro. Estes são alguns dos compromissos e desafios assumidos pela Secretaria da Mulher da União Geral dos Trabalhadores do Rio de Janeiro (UGT-RJ) e que motivaram a secretária da Mulher, Fatima Maria Conceição dos Santos, e a Adjunta, Clátia Regina Vieira, a promoverem, na última sexta-feira, 14, o workshop Elaboração do Plano de Ação 2014 da Secretaria.
O evento contou com a participação de mulheres sindicalistas de categorias como costureiras, saúde, asseio, domésticas, filantrópicas, rurais e construção civil, dentre outras, e aconteceu na sede campestre do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Rio, em Guapimirim, Região Metropolitana do Rio.
Representando a primeira dama e secretária de Assistência Social e Direitos Humanos daquele município, Vanilda Santana Silva, o assessor Cleiton Cardoso da Silva parabenizou as mulheres pela iniciativa, comentou a política de gênero desenvolvida pela Prefeitura de Guapimirim e a representação da UGT na região.
“Vejo no rosto de vocês a mesma força que vejo na Fátima (a secretária da Mulher da UGT-RJ). A UGT está bem representada aqui”, afirmou ele, depois do comentário da secretária de Qualificação e Projetos da UGT-RJ, Mariléa Ormond, acerca do orgulho de a central sindical tê-la como representante em Guapimirim.
Foi um dia de intensas discussões, trocas de ideias e sugestões, onde as mulheres puderam expor diferentes pontos de vistas acerca da atuação feminina no movimento sindical, bem como propor mudanças com vistas ao empoderamento da mulher sindicalista. O Workshop foi, ainda, o momento escolhido pela Secretaria da Mulher para apresentar sua nova logomarca e e-mail (secretariadamulher@ugtrj.com.br).
A comunicação também foi pauta no encontro. Assessora de Comunicação da UGT-RJ, Luiza Felix falou sobre a importância da mesma na implementação do Plano de Ação da Secretaria da Mulher. “Depois de tudo o que foi aqui discutido, alguém tem alguma dúvida de que a comunicação será o principal instrumento para o sucesso desta iniciativa?”, questionou ela ao iniciar o bate-papo com as sindicalistas. A resposta foi unânime: não.
A jornalista falou sobre os diversos instrumentos e possibilidades de se fazer uma comunicação eficiente e de resultados, da necessária união das mulheres para o fortalecimento das bandeiras por elas defendidas, dos trabalhadores e da UGT, colocando-se à disposição para contribuir para o sucesso da proposta.
“Vamos elaborar a Carta de Guapimirim”, concluiu a secretária Adjunta, Clátia Vieira. O documento terá como conteúdo a sistematização das propostas apresentadas pelas sindicalistas e será encaminhado à direção da central sindical no estado.
O workshop foi encerrado pela secretária da Mulher, Fátima Maria Conceição que agradeceu a todas pelo comprometimento na elaboração da agenda que norteará as ações da Secretaria da Mulher até o final de 2014.
Por: ASCOM UGT-RJ
UGT - União Geral dos Trabalhadores