07/02/2014
A cidade de Presidente Prudente no Oeste paulista, é a primeira do Estado a receber uma coordenadoria regional da União Geral dos Trabalhadores – UGT. A abertura de coordenadorias regionais faz parte do processo de fortalecimento das ações da UGT no estado de São Paulo. Até o final deste mês estão previstas a implantação de novas coordenadorias em outras regiões.
A inauguração da regional de Presidente Prudente contou com a participação de expressivas autoridades e um grande número de dirigentes sindicais da região. Durante a solenidade, o secretário de organização e política sindical da UGT, Chiquinho Pereira, destacou que os desafios da central são muito grandes enfatizando a importância da inclusão da discussão de políticas públicas como Educação, Saúde, Segurança, Transporte, Habitação, Cultura na pauta do movimento sindical. “Estamos aqui para organizar as entidades sindicais na busca de novos caminhos para a classe trabalhadora”, disse Chiquinho.
O coordenador regional da UGT em Prudente, Lucrécio de Alencar Castelo Branco, falou da importância da implantação da nova coordenadoria na região. “Esse fato vai entrar para a história do nosso movimento sindical, dado o ineditismo da situação, que antecede a instalação da estadual de São Paulo.
Em Presidente Prudente e Região, a UGT através de sua Coordenadoria Regional, conta com 12 sindicatos regionais filiados, representando aproximadamente 300 mil trabalhadores em 72 municípios.
O coordenador regional Lucrécio de Alencar Castelo Branco, informou que num primeiro momento, a coordenadoria irá detectar junto a cada entidade sindical qual a sua real necessidade, e a partir disso buscar junto aos organismos competentes, que seus problemas sejam solucionados. “Uma das carências aqui em nossa região, é uma maior atuação por parte dos auditores fiscais do trabalho. São inúmeras irregularidades encontradas, e não contamos com a presença da fiscalização para autuar e combater essas irregularidades”, comentou.
A solenidade de descerramento da placa de inauguração contou com a participação do presidente da Câmara Municipal de Presidente Prudente, o vereador Walmir da Silva Pinto, Jeferson Borges (presidente da UGT estadual de Mato Grosso do Sul, Paulo de Oliveira (representante do Conselho Intersindical), Sidney Corral (secretário de Relações Internacionais para as Américas da UGT), Sebastião Téo, representando o deputado Roberto de Lucena, entre outras autoridades.
A Coordenadoria Regional é composta pelos dirigentes sindicais: Lucrécio de Alencar Castelo Branco (Coordenador Regional) – Gilberto Lucio Zangirolami (Coordenador Regional Adjunto) – Clovis Petit de Oliveira (Coordenador Jurídico) – José Fortunato Gatti Lanza (Coordenador Jurídico Adjunto) – Regina Guazzi (Coordenadora Financeira) – João do Nascimento Carvalho (Coordenador Financeiro Adjunto) – Waldir NoleSchivão (Coordenador de Organização e Política Sindical) – Mário Lúcio Queiroz (Coordenador de Organização e Política Sindical) – Valdecir Alves (Coordenador de Saúde e Segurança) – Nadir da Silva Almeida (Coordenadora de Saúde e Segurança Adjunta).
por Joacir Gonçalves / fotos: FH Mendes
Para ver mais fotos clique aqui
UGT - União Geral dos Trabalhadores