04/02/2014
A União Geral dos Trabalhadores (UGT) participou, nesta segunda-feira (03), na Casa das Nações, em Brasília, Distrito Federal, de uma reunião com Lisa Tortell, Conselheira do Projeto Liberdade Sindical e Negociações Coletivas da OIT (Organização Internacional do Trabalho), para debater questões pontuais referentes ao trabalho doméstico no Brasil.
O encontro, que teve a representação ugetista na figura de Rumiko Tanaka e Renato Fernandes Pereira, contou com a presença de outras centrais sindicais e abordou temas que englobaram a existência de alguns sindicatos do setor, o processo de regulamentação da profissão, os problemas na área jurídica, problemas culturais, trabalho forçado, assedio sexual e moral, exploração de criança e adolescente e jornadas exaustivas.
Outro tema bastante discutido na reunião foi em relação ao avanço que o Brasil conquistou graças à consolidação de leis específicas para as trabalhadoras e trabalhadores do setor doméstico do País.
Este dialogo promovido por Lisa Tortell, com os representantes das Centrais Sindicais, teve como objetivo a realização de um levantamento de informações que possam servir de base para avançar na promoção do direito à Liberdade Sindical e Negociação Coletiva por meio de um Plano de Ação com estratégias adaptadas ao setor Doméstico.
A conselheira informou que a OIT irá intensificar esse diagnostico no Brasil, principalmente no período entre 03 e 24 de Fevereiro de 2014. Ela ressaltou a importância da experiência brasileira em relação aos avanços nas questões da Liberdade Sindical e Negociações Coletivas ao longo dos anos e, mais recentemente, no trato dos direitos dos trabalhadores domésticos e isso contribui para o avanço do trabalho decente na categoria do trabalho doméstico.
Lisa enfatizou também que o sucesso do diagnóstico depende, fundamentalmente, do envolvimento dos atores tripartite e concluiu a reunião esclarecendo que a equipe de especialista da OIT tem a missão de ouvir as opiniões e experiências dos três grupos: trabalhadores, empregadores e governo.
UGT - União Geral dos Trabalhadores