Assinatura da cooperação sindical entre UGT e USO

03/02/2014

Ricardo Patah, presidente da central sindical União Geral dos Trabalhadores (UGT)  e  o Secretário-Geral e Presidente da USO Sotermun, Julio Salazar , assinaram um Acordo de Colaboração de associação entre as duas centrais, basead em três pilares que devem ser desenvolvidas por meio de coordenação constante entre os dirigentes sindicais: formação sindical, Ações  em matéria de migração e cooperação para o desenvolvimento sindical.

Este último se refere aposta histórica da USO Sotermun a favor da América Latina e o convênio existente com a regionais da CSI da África e com a Confederação Sindical dos Trabalhadores das Américas (CSA- CSI).

O convênio com a UGT Brasil busca sinergias entre as duas organizações para a justiça social no mundo. Fornece a base para a aplicação da cooperação Sul-Sul, aproveitando a experiência de construção Sotermun em vários países parceiros , além da capacidade de contribuir com a sua experiência técnica na gestão abrangente dos projetos.

Finalmente, o acordo assinado em 26 de novembro, véspera do X Congresso USE desenvolve as prioridades que devem ser projetos de cooperação relacionadas com a promoção do trabalho decente e a luta contra a pobreza, nos países e áreas onde poderiam ser feitos projetos em comum.

É definido para ser as secretarias responsáveis ​​pela cooperação para o desenvolvimento (no caso de USO , o Ministério da Ação Internacional , liderada por Javier de Vicente, vice-presidente de Sotermun), responsável pela implementação, acompanhamento e controle deste importante convênio.