SindimotoSP faz ato de protesto contra sindicato fantasma

31/01/2014

SindimotoSP, entidade filiada à União Geral dos Trabalhadores, promoveu manifestação contra um grupo de pessoas que se auto denomina "sindicato de motofrete de São Paulo", na tarde desta quinta-feira, dia 30. Cerca de 500 motociclistas saíram da sede do SindimotoSP, no Brooklin, e se dirigiram ao local onde está instalado o suposto sindicato.

Estavam presentes, apoiando o SindimotoSP, representante legítimo dos motoboys na cidade, toda a diretoria do SindimotoSP, delegados sindicais, outros sindicatos de motofrete, de cargas, transporte etc, colaboradores, associados entre outros.

O evento teve como objetivo averiguar a legitimidade de constituição e funcionamento do referido sindicato, até então "fantasma" e encerrar de vez, as dúvidas para a categoria, sobre quem realmente representa o motofrete na cidade de São Paulo. Na Polícia Cívil, há boletins de ocorrência contra esse sindicato, denunciando agressões e violência contra trabalhadores do setor. Motofretistas de várias empresas tentaram, em vão, se filiar ao sindicato visitado e não obtiveram sucesso.

O SindimotoSP afirma que há denúncias no Ministério Público do Trabalho e Emprego contra esse grupo de pessoas que estão apenas interessados na arrecadação. Os mesmos não possuem trabalho algum a favor da classe. "É como se não existissem para o setor, mas causam tumulto, dúvidas e até terror com os atos de violência", afirma Gilberto Almeida dos Santos, o Gil – presidente do SindimotoSP.