24/01/2014
A marcha das centrais sindicais marcou, na tarde de quinta-feira (23), a abertura oficial do Fórum Social Temático, em Porto Alegre (RS). A passeata contou com centenas de trabalhadores e foi liderada pela União Geral dos Trabalhadores (UGT) e demais centrais sindicais, além de ativistas de movimentos que costumam participar do fórum.
O evento, criado como contraponto ao Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), reúne movimentos sociais e organizações de esquerda na capital gaúcha. Além dos sindicatos, a marcha contou com militantes de partidos políticos.
Militantes da União da Juventude Socialista e de um grupo de mídia alternativa confeccionaram mil máscaras com o rosto do americano Edward Snowden e distribuíram aos participantes. Eles pedem que o Brasil conceda asilo ao ex-técnico que revelou detalhes sobre o programa de espionagem dos EUA.
O prefeito em exercício de Porto Alegre, Sebastião Melo (PMDB), e o ex-governador gaúcho Olívio Dutra (PT) estiveram na caminhada. Sebastião, que caminhou ao lado de Isabel Kausz dos Reis, diretora do Sindicato dos Comercários de São Paulo, fez questão de usar um boné da central, afirmando ter grande respeito pelo trabalho que a UGT realiza em defesa dos interesses dos trabalhadores. O Fórum Social Temático vai até o próximo domingo (26).
UGT - União Geral dos Trabalhadores