20/01/2014
A União Geral dos Trabalhadores da Bahia (UGT-BA), na quinta-feira (16), participou da Festa do Senhor do Bonfim. O tradicional evento multirreligioso, iniciado em 1773, leva cerca de 1 milhão de pessoas num cortejo de sete quilômetros que percorre as históricas ruas de Salvador entre a Igreja da Conceição da Praia e a Basílica do Bonfim, na Cidade Baixa.
“Este é um momento de fé e que faz com que nós possamos iniciar mais um ano com muita garra para alcançar nossos objetivos, além de ser um momento fundamental para agradecer tudo o que foi conquistado no ano anterior,” explica Magno Lavigne, presidente da UGT-BA.
Em 2014, os fiéis que acompanharam o cortejo tiveram um motivo a mais para comemorar, pois na quarta-feira (15), o evento recebeu o título de Patrimônio Imaterial Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e, em junho passado, a festa já havia sido reconhecida como patrimônio cultural pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan.
“Esses títulos são o reconhecimento de uma maravilhosa festa, mas acima de tudo, esta é uma grande manifestação de fé e religiosidade do povo baiano,” conclui Magno
Salve Nosso senhor do Bonfim
glória a ti nessa altura sagrada
és o eterno farol, és o guia
és, senhor, sentinela avançada
és a guardo imortal da bahia.
dessa sagrada colina
mansão da misericórdia
dai-nos a graça divina
da justiça e da concórdia
aos teus pés que nos deste o direito
aos teus pés que nos deste a verdade
trata e exulta num férvido preito
a alma em festa da nossa cidade...
UGT - União Geral dos Trabalhadores