Emprego na construção cai em novembro

13/01/2014

O nível de emprego na construção civil brasileira registrou queda de 0,86% em novembro de 2013, ante outubro, segundo pesquisa elaborada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV). No período, houve o fechamento de 30,6 mil vagas no país.

De janeiro a novembro do ano passado, perante mesmo período de 2012, houve aumento de 0,95% no nível de emprego da construção no país. Em 12 meses encerrados em novembro, o levantamento mostra acréscimo de 1,13%.

Com o resultado, o setor empregava 3,514 milhões de trabalhadores em todo o país ao fim de novembro.

O presidente do SindusCon-SP, Sergio Watanabe, afirma, em nota que o fechamento de vagas em novembro é sazonal. “Contribuem fatores como o início do período de chuvas e a conclusão de uma série de obras, enquanto outras se iniciarão apenas no início do ano seguinte.”

As demissões foram lideradas pela região Sudeste (-21.984), enquanto no Nordeste o saldo de emprego subiu em 5.175 novos postos de trabalho.

São Paulo

Em novembro, as empresas da construção no Estado de São Paulo somavam 898,3 mil empregados com carteira assinada, queda de 0,73% em relação a outubro, com o fechamento de 6,6 mil vagas. No período, das dez regiões pesquisadas no Estado, o nível de emprego no setor aumentou apenas no ABCD, com 633 contratações, e na região de Presidente Prudente, com cem contratações.

No acumulado de 2013 até novembro, em relação ao mesmo período do ano anterior, o indicador aponta acréscimo de 1,12%. Ante novembro de 2012, o Estado registrou mais 13,1 mil contratações, o que significa ampliação de 1,48%.

Fonte: Valor

Categorizado em: Geral,