Lideranças sindicais querem mais segurança para frentistas

09/01/2014

Os sindicalistas Miguel Gama Neto, presidente do Sindicato dos Empregados em Postos de combustíveis e derivados de São Caetano do Sul e região, Antônio Marcos dos Santos, presidente do Sindicato dos trabalhadores em combustíveis de São José do Rio Preto, em São Paulo, Fernando Souza, presidente do Sindicato dos Frentistas de Poços de Caldas e Região, em Minas Gerais e Helio Araujo Pereira, presidente do Sindicato dos Empregados de Postos e Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo de Goias e também secretário nacional do Trabalhador no setor do comércio de combustíveis e derivados da UGT que, juntos representam mais de 25 mil trabalhadores da base, estiveram hoje (9) na sede da União Geral dos Trabalhadores (UGT) para assinar a ficha de filiação à central sindical.

Reunidos com Ricardo Patah, presidente da UGT e com Canindé Pegado, Secretário Geral, os sindicalistas também pediram o apoio da central à uma ampla campanha, que será realizada nos estados de São Paulo e Minas Gerais, exigindo providência das autoridades constituídas contra a falta de segurança que existe nos postos de combustíveis de todo o País.

Segundo os sindicalistas, dezenas de trabalhadores são vítimas de assaltos, agressões físicas e, até mesmo, assassinatos praticados em seu local de trabalho. A falta de policiamento ostensivo nas ruas, tem levado os frentistas a sair de casa para o trabalho sem a certeza de que poderão retornar, devido à onda de violência existente no estado.

NR 20

Os representantes dos frentistas também estão em campanha pelo cumprimento da Norma Reguladora NR20, que trata de líquidos combustíveis e inflamáveis e diz como devem ser os postos de combustíveis. Muitos postos não seguem essa norma e colocam em risco a segurança do trabalhador.

O presidente Ricardo Patah assegurou que vai solicitar audiência com o Ministro do Trabalho, Manoel Dias, para levar as reivindicações dos frentistas. Patah também irá se encontrar com o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin para tratar sobre a falta de segurança nos postos de combustíveis.