Jovens sindicalistas vão à Argentina em acordo de cooperação internacional

09/01/2014

Uma delegação de oito jovens sindicalistas, representando a Fenascon, entidade filiada à União Geral dos Trabalhadores (UGT) participou do “1º Encontro de Intercâmbio e Assinatura do Convênio de Cooperação FENASCON (BRASIL) e  SOM (Argentina)”, entre os dias 19 e 24 de outubro, em Buenos Aires, Argentina. A parceria prevê a ampliação da atuação política dos sindicatos na América Latina, regras comuns e técnicas sustentáveis no desenvolvimento das atividades relacionadas com o Asseio, Conservação e Limpeza, propostas para melhorar os contratos de trabalho, dentre outros temas.

Durante seis dias, a integração e confraternização enriqueceram os debates, quando foram avaliadas as condições de trabalho da categoria e discutidas possibilidades de ações globais para garantir os direitos dos trabalhadores dos dois países. Grupos temáticos discorreram ainda sobre temas comuns na América Latina como assédio sexual no trabalho, saúde e segurança, saúde e meio ambiente entre outros.

Os anfitriões enfatizaram a contribuição dos convidados, que “transmitiram muita segurança mos seus ideais e contribuíram com alegria para que os trabalhos sejam realizados no futuro”. Sem dúvida, um compartilhamento de idéias e ideais que, somados, repercutirão em projetos comuns e benefícios.

“Incrível como o mundo sofre com os mesmos problemas”, argumentou o delegado de base Ariel Alejandro Vitagliano, da província de Buenos Aires, La Plata. Ele celebrou o encontro com “os companheiros brasileiros da limpeza, que lutam pelos mesmos direitos que os argentinos”, finalizou.

Integraram a delegação brasileira que participou da primeira fase dos trabalhos para a formação do Convênio de Cooperação FENASCON-SOM, os sindicalistas: Amélia Rodrigues

(FEACONSPAR -Paraná), Azenira Lazarotto (FEEAC -Rio Grande do Sul), Renata de Cássia de Aguiar Souza (Siemaco Piracicaba), Zilda Pereira Freire Oliveira (Siemaco ABC), Gabriel Veiga Pussente ( SINTHAC- Minas Gerais), Gilberto Cesar de Alencar (S.E.E.A.C.M.R.J. – Rio de Janeiro), Luís Cláudio Vieira Araújo ( FETHEMG – Minas Gerais) e João Capana (SIEMACO-SP).