Assembleia aprova aumento de 12,7% para o piso regional de 2014 no Rio Grande do Sul

27/12/2013

Por 45 votos favoráveis e nenhum contrário, o deputados estaduais aprovaram reajuste de 12,7% para o piso regional, o qual valerá a partir de 1º de fevereiro. Encerrada às 16h45min da quinta-feira, dia 26, a votação elevou a primeira faixa salarial de R$ 770 para R$ 868 mensais.

Os parlamentares também aprovaram a criação de uma quinta faixa salarial, para técnicos de nível médio, que será de R$ 1,1 mil por mês, já contabilizado o aumento. Apresentado pelo governador Tarso Genro em novembro, o índice de 12,7% ficou no meio termo entre o que reivindicavam os trabalhadores e o que propunham os empresários.

As centrais sindicais queriam 16,81%, com base na média de crescimento do país e do Estado nos anos de 2012 e 2013. Já as entidades empresarias sugeriam correção de 5,83%, valor referente à inflação do ano.

Líderes sindicais lotaram as galerias da Assembleia para acompanhar a votação do novo piso regional, que estava na pauta com outras 17 matérias.

Como ficam os pisos com o reajuste de 12,7%

Faixa 1

R$ 868

Quem entra: agricultura e na pecuária, indústrias extrativas, empresas pesqueiras, empregados domésticos, turismo e hospitalidade, construção civil, indústrias de instrumentos musicais e de brinquedos, estabelecimentos hípicos, motoboys, empregados em garagens e estacionamentos, empregados em hotéis, restaurantes, bares e similares, trabalhadores marítimos do 1º grupo de aquaviários que trabalham nas seções de convés, máquinas, câmara e saúde, em todos os níveis (I, II, III, IV, V, VI, VII e superiores)