19/12/2013
O Sindicato dos Trabalhadores em Telemarketing (Sintratel), Sindicato dos Comerciários de São Paulo e o Sindicato dos Trabalhadores de Asseio, Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo (Siemaco), filiados a União Geral dos Trabalhadores (UGT), juntamente com demais sindicatos que compõem o conselho gestor do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CRST), se reuniram na última terça-feira (17), na Secretaria Municipal de Saúde, para cobrar agilidade na estruturação da nova sede especializada em saúde do trabalhador, que fica na Lapa.
Além dos representantes do Siemaco, Sintratel e do Sindicato dos Comerciários participaram da reunião os Sindicatos: Radialistas, Eletricitários e Vidreiros, que foram recebidos pelo Secretário Adjunto Dr. Paulo de Tarso.
Durante o encontro o secretário explicou quais os problemas que estão sendo encontrados para concluir o contrato de aluguel do novo imóvel, contudo, a mudança é urgente porque o imóvel atual apresenta uma série de problemas que inviabilizam o funcionamento do CRST-Lapa.
Não é possível que a burocracia e a negligência dificultem e até impeçam uma melhoria no atendimento ao trabalhador, principalmente por se tratar de saúde, o setor mais abandonado pelos governos. Por isso os representantes reivindicaram contrato de emergência para resolver rapidamente o problema atual.
Os sindicalistas também cobraram um posicionamento com relação ao Galpão da Rua Carlos Weber, onde será construída a futura sede própria do Centro de Referencia e Saúde do Trabalhador Lapa. As obras não tiveram início ainda, pois há um processo do Ministério Publico com relação a um condomínio vizinho ao Galpão. A Secretaria de Saúde se comprometeu a verificar o status do Processo com o Departamento Jurídico e informar aos membros do CRST-Lapa.
Ato
Enquanto aguardam a agilização e a resposta, as entidades Sindicais envolvidas colocarão uma faixa em frente à futura sede do CRST e promoverão um ato público, para o qual convidarão os representantes da Secretaria.
Saúde da voz
Ao final da reunião, o dirigente do Sintratel e membro do conselho do CRST Lapa, Alberto Paiva, conversou com o Secretário Adjunto sobre o Programa de Saúde da Voz da Secretaria de Saúde. Tendo em vista a importância do tema para os trabalhadores em telemarketing, solicitou o agendamento de uma reunião específica para debater o Programa e a maneira de atender a categoria através dele.
UGT - União Geral dos Trabalhadores