11/12/2013
Após promover o 8º Congresso Brasileiro Trânsito e Vida e 4º Internacional sobre trânsito, de 29 de Outubro à 1º de Novembro em Salvador- BA, que reuniu por volta de 300 pessoas de vários países, a Federação Nacional das Associações de Detran (Fenasdetran) vai dar mais um passo em prol da redução do número de acidentes de trânsito em 50%. Para tanto, vai enviar à Presidente da República Dilma Rousseff a “Carta de Salvador Trânsito e Vida 2013” elaborada por especialistas, técnicos e agentes de trânsito durante o 8º Congresso Brasileiro.
A carta trata das diretrizes para atingir a meta da Década Mundial de Ações de Segurança no Trânsito, proposta pela ONU, em defesa da vida de brasileiros e estrangeiros que utilizam as vias terrestres e, diariamente, se envolvem em conflitos no trânsito. Além da carta, também se propõe, a criação de uma comissão permanente para acompanhar a tramitação do documento e outra de comunicação, para elaborar uma campanha nacional de combate às mortes no trânsito.
Para discutir estes aspectos, 26 representantes de órgãos públicos e privados do país, se reuniram, no último dia 06 de dezembro, no Detran-Ba, a convite do presidente da Fenasdetran Mário Conceição. “O momento foi de muita motivação e positividade. Esperamos concretizar nossas ações e encontrar soluções para resolver um grave problema de saúde pública, que é a morte no trânsito”, salientou.
Magno Lavigne, presidente da UGT –BA, informou: “que a 1ª – Comissão, que é permanente, vai acompanhar a tramitação da “Carta de Salvador Trânsito e Vida 2013”, junto aos órgãos elencados, que consideramos responsáveis pelos cidadãos deste país, e sobre eles repousam as 60 mil mortes e milhares de mutilados pelos eventos no trânsito. Acompanharemos as providências que estes deverão tomar para atendê-las.”
Marcos Gimenez, da UGT Nacional, que é secretário Adj. de Publicidade e Marketing, disse: “A UGT – União Geral dos Trabalhadores vai canalizar todos os esforços políticos e logísticos para criar uma campanha nacional contra as mortes no trânsito. Porque são quase 80 mil mortes, estas não estão nas estatísticas oficiais do governo. A UGT não vai permitir que trabalhadores, cidadãos brasileiros, ou estrangeiros morram em nosso pais. É inadmissível que que fiquemos assistindo esses fatos, como se houvesse uma guerra em curso no Brasil. Não há uma guerra, por isso, precisamos agir, vamos agir. Uma campanha nacional visando a comunicação com os cidadãos será criada.”
A 2ª- Comissão de comunicação irá elaborar uma campanha nacional de combate as mortes no trânsito. Baseado no artigo 320 da lei 9.503 onde ressalta que: A receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito será aplicada, exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.
Os convidados reunidos eram representantes do Detran-Ba, Eptran, UGT Nacional e Estadual, Transalvador, Fapes, Polícia Militar da Bahia, DTT de São Francisco/BA, Assembléia Legislativa, SEST/SENAT, Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde e São Sebastião do Passé/BA, SETCEB, CFComunicação, ABCV, Metrópole Autos, Porto Seguro, Capim Santo Comunicação, dentre outros.
Dentre as propostas da Carta estão o encaminhamento de 5% do valor das multas para a segurança e educação no trânsito, a promoção de campanhas nacionais, obrigatoriedade da matéria trânsito na grade curricular e priorizar a municipalização do trânsito.
Participantes da Reunião:
Marcos Gimenez Queiroz – presidente Relator da Carta de Salvador, Secretário Adjunto de Publicidade e Marketing, representando e UGT Nacional
Magno Lavigne – presidente da UGT /BA
Juliana Almeida - Pref. São Sebastião do Passé/BA
Nilza Vaz - SETCEB
Clezer C. Oliveira - ABCV
Gildson Dantas - Metrópole Autos
Daiane Bastos - Porto Seguro Seguradora
Mariana Mendes - Porto Seguro Seguradora
Mirian Bastos - Transalvador
Ana Cristina Regueira - EPTRAN / DETRAN/BA
Simônica Capistrano - DETRAN/BA - Comunicação
Jorge Geraldo - 32ª CRT/ Cachoeira
Luis Sergio Coelho Almeida - SEST SENAT
Renato Araujo – Camara Municipal do Salvador
Emanuel Adães - Assembléia Legislativa/BA
Antonio Fernando Costa de Azevedo - Maj. - Policia Militar da Bahia
Hélio Mendes Cazuquel - FAPES
Ednaldo Nogueira Mascarenhas - FAPES
Rafaella Mirele V. Portugal - DTT São Francisco do Conde/BA
Evanjivaldo V. dos Santos - DTT São Francisco do Conde/BA
Alonar Filgueiras - Lauro de Freitas/BA
Florisvado dos Santos – Vitima de Acidente de Trânsito
Robson Guimarães - Capim Santo Comunicação
Maria das Graças - SEST SENAT /SSA
Por Simônica Capistrano Ferreira
UGT - União Geral dos Trabalhadores