10/12/2013
A União Geral dos Trabalhadores (UGT) participa esta semana do Fórum Mundial de Direitos Humanos (FMDH), que acontece de 10 a 13 de dezembro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. A UGT tem como foco reivindicar os direitos trabalhistas e sindicais como direitos do ser humano.
O FMDH é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDHPR), com o objetivo de promover um espaço de debate público sobre Direitos Humanos, no qual serão tratados seus principais avanços e desafios com foco no respeito às diferenças, na participação social, na redução das desigualdades e no enfrentamento a todas as violações de direitos humanos.
A UGT entende a violação dos direitos sindicais como forma de atingir a economia global. Por isso vê como necessária a negociação coletiva e luta pelo direito à livre sindicalização, em busca de uma democracia, fazendo valer os direitos dos trabalhadores. Com isso, também volta sua atenção aos direitos das mulheres, jovens, negros e povos indígenas.
Na quinta-feira, 12 de dezembro, o vice-presidente da UGT e deputado federal, Roberto de Lucena, participará de uma palestra no FMDH sobre a temática que a UGT tem se debruçado: “Contaminação ambiental e dos trabalhadores em Santo Amaro da Purificação, na Bahia”.
Pela manhã, a UGT participou do debate promovido pelo Grupo de Trabalho (GT) do Programa das Nações Unidas para Aids (Unaids) e o Conselho Nacional de Combate à Discriminação LGBT, onde foi abordada a importância do Congresso em votar PLC 122 (Brasil sem Discriminação), que foca os direitos humanos da população LGBT e o enfrentamento à violência.
O evento segue com mais atividades e abertura oficial prevista para o final do dia. Para acompanhar a programação, acesse o site: www.fmdh.sdh.gov.br.
Mariana Veltri – imprensa da UGT
UGT - União Geral dos Trabalhadores