UGT UGT

Filiado à:


Filiado Filiado 2

Notícias

Apertem os bolsos, a Selic subiu


27/11/2013

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anunciou na noite desta quarta-feira (27) o aumento de meio ponto percentual, de 9,5% para 10%, a taxa básica de juros, a Selic. Foi a sexta alta seguida e ela afeta diretamente o bolso do trabalhador e é uma forte ameaça a manutenção dos empregos, pois com o aumento dos juros certamente haverá uma retração do consumo e consequentemente da produção. Isso significa menos emprego e mais aperto para o trabalhador.

 

A decisão do Governo pelo aumento da Selic é equivocada. A opção de combater a inflação às custas de mais aperto ao consumo, a produção e ao emprego é uma demonstração de que o crescimento econômico com desenvolvimento e fortalecimento da sociedade como um todo, foi deixado de lado. Ninguém é contra o combate a inflação. Ela é cruel, danosa e cria barreiras ao desenvolvimento. Mas a opção pelo aumento dos juros só beneficia os especuladores e condena a produção, pois com o custo do dinheiro mais elevado o setor produtivo deixa de investir, de gerar emprego e não se descarta uma onda de demissões, afetando diretamente a sociedade como um todo.

 

Os economistas da União Geral dos Trabalhadores - UGT e também o Governo sabem que existem outros meios para se conter a inflação, gerar empregos e fazer com que o Brasil tenha uma sociedade justa e uma economia sustentável  com maior distribuição de renda. Pelo caminho adotado pelo Governo o único beneficiado é o capital especulador e os banqueiros. Esses, sim, estão contentes com mais esse golpe na economia do País e no bolso do trabalhador que luta para obter ganho real mas vê ele ir pelo ralo com as altas taxas de juro.

 

Ricardo Patah, presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores - UGT

 


Categorizado em: UGT,


logo

UGT - União Geral dos Trabalhadores


Rua Formosa, 367 - 4º andar - Centro - São Paulo/SP - 01049-911 - Tel.: (11) 2111-7300
© 2023 Todos os direitos reservados.