Sindicato dos Padeiros participa de lançamento de linha de crédito

26/11/2013

A busca pelo fortalecimento das ações que promovam a saúde e segurança do trabalho, na área de panificação, levou o Sindicato dos Padeiros de São Paulo, entidade filiada a União Geral dos Trabalhadores (UGT), na última quinta-feira (21), ao Palácio dos Bandeirantes para participar do lançamento de uma linha de financiamento, a juros zero, para que as empresas de panificação possam substituir maquinários antigos por equipamentos mais modernos e seguros.

A medida visa adequar às empresas a Norma Regulamentadora (NR12), que trata justamente da saúde e segurança do trabalhador em máquinas e equipamentos e determina a substituição dos maquinários antigos, que não oferecem segurança a classe trabalhadora.

O financiamento será feito pela agência de desenvolvimento Desenvolve SP em parceria com a Secretaria da Fazenda. O empresário terá uma carência de 24 meses para começar a pagar, além de um prazo de 72 meses para quitação do empréstimo.

Na linha de crédito poderão ser financiados até 90% da nova máquina, limitando a R$ 150 mil por empresa, desde que os equipamentos constem na NR12. Dentre os maquinários que constam na determinação de troca, estão: amassadeiras, batedeiras, cilindros, modeladores, laminadores e fornos.

A Norma, publicada em dezembro 2012, pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), tem o objetivo de reduzir os índices de acidentes de trabalho e mutilações que, há décadas, ocorrem nesse setor e, caso alguma empresa descumpra essa NR, multas poderão ser aplicadas ou acontecerão interdições e suspensões de atividades, além de processo de ação civil pública.

Por Fábio Ramalho - UGT