15/11/2013
A União Geral dos Trabalhadores (UGT), representada por Cristina Palmieri, participou do III Encontro Nacional do Movimento Nacional Pela Cidadania e Solidariedade (MNCS). O evento, que aconteceu em Brasília, de 11 a 13 de novembro, foi promovido pela Secretaria da Presidência da República, juntamente com a ONU e a Sociedade Civil.
O encontro teve como pauta alinhar as ações estaduais e municipais às prioridades nacionais, consequentemente, fazer um balanço dos resultados alcançados até o momento nos 26 estados da federação e no Distrito Federal.
Entre autoridades, militantes e representantes da sociedade civil, o evento reuniu o ministro Gilberto Carvalho da Secretaria-Geral da Presidência da República (SG/PR-GF), o secretário Wagner Caetano da Secretaria-Geral da Presidência da República (SG/PR-GF), o coordenador residente Jorge Chediek do Sistema das Nações Unidas no Brasil (ONU-Br), representando o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU), o secretário nacional Rodrigo Rocha Loures do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade (MNCS), os representantes dosmovimentos estaduais, e parceiros como Banco do Brasil, CEF, Petrobras, Furnas, SESI/PR, IPEA.
Entre os temas abordados, as questões que envolvem os desafios para os próximos anos, a importância da municipalização dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM) e da participação social para o alcance das metas do milênio, a nova composição do próximo Colegiado Nacional com foco nos articuladores regionais.
Segundo o Secretário Nacional de Relações Públicas-Sociais da presidência da República, Wagner Caetano, o país melhorou seus índices sociais nos últimos anos, mas muitos são os desafios a serem alcançados. “A redução da mortalidade materna é um dos grandes desafios que temos pela frente, mas não temos dúvida de que até 2015, o Brasil cumprirá com todas as metas do Milênio,” diz.
A UGT, entidade que desenvolve diversas ações em prol de uma sociedade mais justa e democrática e que, diretamente, integram os Objetivos do Milênio busca levantar diariamente a bandeira dos ODM como parte integrante de suas atividades sindicais e sociais
Por Fábio Ramalho – UGT / com informações de agências
UGT - União Geral dos Trabalhadores