13/11/2013
O deputado federal Roberto Santiago (PSD), vice-presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), recebeu em seu gabinete representantes do ‘Mídia Ninja’ (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação), um grupo organizado que utiliza as redes sociais para cobrir fatos políticos e questionar os atuais modelos de gestão pública. No encontro, o parlamentar e os jovens trataram sobre o marco regulatório da mídia. Santiago prometeu levar o tema para debate na Comissão do Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP), no dia 4 de dezembro.
O movimento tornou-se conhecido em junho passado, após compartilhar em massa as manifestações que chamaram a atenção do Brasil e do mundo. De acordo com os jovens, o ‘Mídia Ninja’ começou a se articular em 2007, com quatro grupos conectados. Hoje contam com 200 grupos que militam pelas redes um novo modelo de gestão pública entre outras ações. “Não é um grupo de aventureiro. São jovens absolutamente articulados e estão em todas as capitais, na América Latina, Inglaterra, Holanda e Espanha. São realmente independentes, criaram um sistema de trabalho que funciona brilhantemente e, agora, querem segurança jurídica para atuarem”, explicou o parlamentar.
Santiago ficou surpreso com a informação de que os jovens possuem um sistema complexo que inclui uma universidade livre e até o próprio banco de valores, por entenderem que o atual modelo de ensino e de gestão é ‘falido e não atende ao anseio social’. “Vocês estão no caminho certo, se reinventaram e, agora, querem a segurança jurídica de sua atividade. Ao invés de se afastarem da política, por não se identificarem com o atual modelo, estão pautando o debate”, afirmou o deputado.
UGT - União Geral dos Trabalhadores