Sindicato chinês visita sede da UGT

05/11/2013

O presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, recebeu a delegação do Shanghai Municipality Trade Union Council (SMTUC) – um sindicato de trabalhadores do município de Xangai, na manhã desta terça-feira (05), em São Paulo.

Em nome do sindicato chinês, o vice-presidente Zhou Zhijun, agradeceu a recepção dos sindicalistas brasileiros e disse estar muito feliz com a parceria que teu sindicato tem com a UGT, porque esta união fortalece a classe trabalhadora.

Ricardo Patah falou da importância que este intercambio representa para a UGT, afirmado que a troca de experiências entre os dois países permite uma visão ampliada do universo do trabalhador. Alegando que aqui no Brasil a UGT atua não só nas questões acerca do trabalho, mas investe em ações que capazes de influir nas práticas públicas.

Na oportunidade, Patah falou sobre o nascimento da UGT que nasceu da junção de centrais sindicais com o espírito agregador, permitindo que as atividades da União Geral dos Trabalhadores enxerguem o trabalhador na sua totalidade.

Lourenço Ferreira do Prado, vice-presidente da UGT e presidente da Confederação dos Trabalhadores nas Empresas de Credito (CONTEC), relembrou que esta parceria com o sindicato chinês e com a UGT sempre existiu e que é fundamental para a UGT o contato do Brasil com os demais representantes estrangeiros, sobretudo os que fazem parte do BRICS (Brasil, Rússia, China e África do Sul) porque assim como o capital o trabalho também é mundial. “Portanto precisamos ter interlaces com vários sindicatos do mundo todo para, justamente, fazer um trabalho melhor e mais produtivo”, afirmou Lourenço.

Neste encontro na sede da UGT estiveram presentes, ainda, o secretário de Organização e Políticas Sindicais, Francisco Pereira de Sousa Filho (Chiquinho), o 1º secretário adjunto de Publicidade e Marketing Institucional, Marcos Gimenez Queiroz, o diretor da Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, João Analdo de Souza. E, da delegação chinesa, estiveram Song Zhen, Liu Weixin, Zhang Gang e Guan Yimin.

Por Giselle Corrêa, da redação da UGT