Reunião na UGT com integrantes do Programa MERCOSUL Social Participativo

31/10/2013

Integrantes do Grupo Focal do Programa MERCOSUL Social Participativo - PMSP estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira, dia 31, na sede da União Geral dos Trabalhadores – UGT.  A reunião  contou com participação do representante da Secretaria  Geral da Presidência da República, Murilo Vieira Komniski, e de diversas Organizações da sociedade civil (Centro de Ação Cultural – Centrac; FDIM - Federação Internacional das Mulheres;   IDDH/Comitê Brasileiro de Direitos Humanos e Política Externa; e CMB). Destacamos também a presença, como convidada, de  Marcela Ricart, representante da sociedade civil paraguaia. A UGT foi representada pelo Secretário de Políticas Públicas Valdir Vicente e pelo assessor Gustavo Garcia.

Um dos pontos tratados no encontro foi a questão da violação dos direitos humanos em países do MERCOSUL. “A idéia é intensificar as ações para banirmos definitivamente  toda forma de violação aos direitos humanos em nossa região”, destacou Valdir Vicente, que também responde pela Coordenadora das Centrais Sindicais do Conesul.

Durante o encontro os participantes também discutiram os preparativos para a XVI Cúpula Social do MERCOSUL, que será realizada em Caracas na Venezuela, entre os dias 12 e 15 de dezembro. Segundo Valdir Vicente, o Grupo Focal do PMSP voltará a se reunir num encontro mais ampliado no próximo dia 12 de novembro em Brasília.