25/10/2013
O Sindicato dos Trabalhadores Cordeiros (Sindcordas) oficializou sua filiação à União Geral dos Trabalhadores durante o 2° Encontro das UGT’s Estaduais Norte Nordeste, que está acontecendo nesta quinta e sexta-feira, 24 e 25, em Salvador, Bahia.
Os cordeiros são os trabalhadores e trabalhadoras que, durante o carnaval, seguram as cordas que separam os foliões que adquiriram os abadás dos blocos, das pessoas que não compraram a roupa, chamados também de pipoca. Quem faz essa divisão entre a “pipoca” e o bloco é o cordeiro, explicou Mateus Silva Santos, presidente do Sindcordas.
Com a expectativa de avançar numa nova proposta de luta para ampliar os direitos da categoria, o Sindcordas se alia ao sindicalismo ugetista e fortalece a busca da central por uma sociedade melhor para todos e todas.
Entre as bandeiras de luta do Sincordas estão as questões de alimentação adequada, a melhoria na remuneração das diárias, os calçados e a água que, em muitos dos trios, são distribuídas quentes para os cordeiros.
O presidente da UGT, Ricardo Patah, afirmou que a entrada do Sincordas fortalece ainda mais a central na Bahia: “Estou muito satisfeito com a filiação desse sindicato. Sem dúvida os cordeiros são fundamentais para o carnaval baiano, que é uma tradição brasileira. Eles precisam se unir e lutar pelos seus direitos”.
UGT - União Geral dos Trabalhadores