09/10/2013
Numa sessão solene na Câmara dos Deputados, em Brasília, a Secretaria de Relações Internacionais da União Geral dos Trabalhadores (SRI/UGT) lançou o Projeto “Multiplicando o Trabalho Decente – Vida Decente”. O lançamento foi na noite da última terça-feira, 08 de outubro, e contou com a presença de diversas autoridades da área do Trabalho e dos alunos da primeira turma do curso de “Trabalho Decente e Cooperação Interacional”.
Na abertura, o secretário da pasta, Otton Mata Roma, fez uma breve apresentação sobre o Projeto e listou algumas ações da UGT com relação ao Trabalho Decente. Depois disto, falou sobre os desafios da Globalização e as algumas consequências ruins dela, tais como a precarização e o desrespeito aos trabalhadores.
Entre os presentes estavam o José Lopes Feijóo, assessor-especial da Secretaria Geral da Presidência da República; Manoel Messias Melo, secretário de relações do trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego; Stanley Gacek, diretor adjunto do escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil; Ana Paula Zacarias, embaixadora chefe da Delegação da União Europeia no Brasil.
Em nome da UGT, participaram os dirigentes: Otton da Costa Mata Roma, secretário de Relações Internacionais; o deputado e vice-presidente, Roberto de Lucena; o vice-presidente Lourenço Prado; e o presidente da UGT/DF, Isaú Joaquim Chacon. Além de Laerte Teixeira, vice-presidente da UGT e secretário de Políticas da Confederación Sindical de Trabajadores/as de las Americas (CSA); do 1º secretário adjunto de Relações Internacionais, Wagner José de Souza; e dos alunos da primeira turma do curso de “Trabalho Decente e Cooperação Internacional”, realizado pela SRI/UGT.
Por Giselle Corrêa, de Brasília
UGT - União Geral dos Trabalhadores