SINTEC-SP participa de manifestação, em São José dos Campos, contra o leilão da PETROBRAS

18/10/2013

Em defesa da categoria dos técnicos e preocupado com o futuro do País, o SINTEC-SP – Sindicado dos Técnicos Industriais de Nível Médio do Estado de São Paulo participou, no dia 17 de outubro de 2013, da manifestação na cidade de São José dos Campos contra a privatização da PETROBRAS – Petróleo Brasileiro S.A.

De acordo com o governo federal, o leilão do Campo de Libra – principal reserva do pré-sal, com capacidade estimada em mais de 15 bilhões de barris – deve render somente R$ 15 bilhões e está marcado para o dia 21 de outubro.

Com esses números, cada barril equivaleria a apenas R$ 1, sendo que o valor atual pode chegar a US$ 100 no mercado internacional.

“Educação, saúde e PETRÓLEO: sinônimos de progresso”, dizia uma das faixas.O ato, realizado de forma pacífica e organizada, aconteceu em frente à PETROBRAS/REVAP – Refinaria Henrique Lage, que emprega aproximadamente 7 mil funcionários – centenas deles, no setor técnico. E contou com a participação de diversos sindicatos ligados à empresa; entre eles, o SINDIPETRO – Sindicato dos Petroleiros de São José dos Campos, representado pelo presidente José Ademir da Silva.

“Como já dizia o escritor Monteiro Lobato, ‘o petróleo é nosso’. Aliás, do povo brasileiro”, discursou Wilson Wanderlei Vieira, presidente do SINTEC-SP, acompanhado do diretor Gilberto Takao Sakamoto e com o apoio da UGT – União Geral dos Trabalhadores – única central sindical a estender suas faixas no local.